O jogador de basquete Rui Hachimura, 21 anos, está jogando pelo time Washington Wizards no draft da NBA e entrou para a história.
Rui Hachimura
Ele é o primeiro jogador japonês em anos a ser alocado em um time de liga esportiva nacional de grande importância, a NBA.
Afinal, a última vez que um jogador japonês reforçou um time da NBA foi em 1981. Original do time júnior Gonzaga, Hachimura reforçou o último jogo da liga no dia 20 de junho de 2019. Com 2.03 metros de altura e pesando 106 kg já foi eleito jogador do ano do time Gonzaga.
Do baseball para o basquete
Hachimura jogava baseball (paixão de seu avó japonês) e passou para o basquete aos 13 anos de idade. No colégio foi incentivado por um treinador e na época do colegial ouviu que seu destino era jogar na NBA.
Passou a chamar atenção em 2014 quando jogou pela FIBA U-17 World e alcançou a média de 22.1 pontos por jogo. É descrito como um jogador versátil, maduro para sua idade e talentoso.
Seu pai é da República do Benin, país da África e sua mãe é japonesa. Nasceu em 8 de fevereiro de 1998 em Toyama e visitou Benin quando tinha sete anos de idade.
Ele já declarou que gostaria de inspirar uma leva de jogadores japoneses bi-raciais e se diz orgulhoso de ser meio japonês e meio africano.
Morou no Japão até os 17 anos quando se mudou para os Estados Unidos para cursar a Universidade Gonzaga. Antes de se mudar apenas falava japonês e por isso sentiu muitas dificuldades com a língua.
Segundo o jogador, teve aulas de inglês na Universidade de Gonzaga, mas aprendeu realmente ouvindo muito rap, vendo filmes no Netflix e jogando vídeo games.
Leia também
Hafu: os dilemas de japoneses miscigenados no Japão e no mundo
Dragão Lyoto Machida é campeão de Karatê, Sumô e MMA
Kisenosato, campeão yokozuna do sumô se aposentará
Desde que seu mudou, manda vídeos das partidas para seus avós e parentes no Japão. Sua família assiste todos os seus jogos desde sua entrada no basquete.
Hachimura se prepara para jogar nas Olimpíadas de Tokyo 2020 e será um nome de peso do basquete japonês.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.