O Japão tem doces inusitados que valem a pena conhecer. Amanatto é o confeito feito de feijão azuki, feijão-fava, feijão vermelho, soja e até amendoim e batata-doce.
Amanatto
Existiu um tempo em que o açúcar não era comum no Japão. Sua chegada aconteceu em meados de 1860 no período Edo e revolucionou a confeitaria.
O feijão já era usado para fazer doces e com a mistura do açúcar tornou o amanatto popular entre crianças e idosos.
Existem várias formas de fazer esse doce. No entanto, a maneira mais básica é colocar feijão cozido (4 xícaras) com açúcar ou melaço de cana (4 xícaras) com água (3 xícaras) e 1 colher de sopa de sal por uma hora e meia no fogo.
Depois, deixar escorrer, salpicar com açúcar de confeiteiro e colocar no forno por 10 minutos a 175 graus. Simples.
Qualquer feijão pode ser usado para fazer amanatto. No Japão, é possível encontrar uma variedade de cores com vários tipos de feijão de diferentes cores e tamanhos.
O bom é que dá para usar esses confeitos para fazer pães, comer com iogurte ou consumir puro mesmo. É um omiyage comum e apreciado no país.
Leia também
Conheça doces japoneses recomendados para acompanhar chá verde
5 lojas de doces e sobremesas maravilhosas em Tokyo!
10 doces super populares de Kyoto
Feijão azuki
O feijão azuki é uma leguminosa usada amplamente na culinária japonesa. Principal ingrediente do anko e base para muitos doces. É a segunda mais usada depois da soja.
De formato arredondado e de grão pequeno, sua textura e sabor levemente adocicado o torna ideal para fazer doces.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.