A receita de Daigakuimo é feita com batata doce roxa caramelada. É famosa entre universitários no outono na época dos festivais bunnkasai. Muitos estudantes vendiam o doce tradicional para ajudar a pagar os estudos.
Receita de Daigakuimo
Ingredientes
280 gramas de batata doce;
Gergelim torrado a gosto;
1 colher de sopa de óleo vegetal;
2 colheres de sopa de açúcar;
Molho shoyu;
Modo de preparo
Lave a batata doce crua, retire as partes escuras com um ralador e corte na metade no sentido longo. Depois, corte em pequenos pedaços na diagonal.
Coloque os pedalos de molho na água para que ele não escureça. Na frigideira, coloque o óleo de soja e o açúcar.
Peneire os pedaços de batata para retirar a água e acrescente na panela. Ligue o fogo médio e tampe a frigideira. Mexa a panela para que fique tudo bem misturado.
Após deixar cozinhar por dois minutos, destampe e vire as batatas para que elas dourem por igual. Tampe novamente e deixe por mais dois minutos.
Retire a tampa e vire novamente. Repita o mesmo processo anterior até que elas fiquem douradas. Faça o teste do palito e veja se estão macias por dentro.
Leia também
Aprenda a fazer flocos de tempurá crocante para colocar em tudo
Doces para festas: receita de mochi recheado com sorvete
Aprenda a fazer receita de oyakodon tradicional
Com ajuda de um palito, coloque apenas algumas gotas de molho shoyu e refogue mexendo bem por dois minutos.
Retire as batatas e coloque em um prato. Salpique as sementes de gergelim por cima. Está pronto! Por fora fica uma casquinha leve crocante e o interior fica macio e saboroso. Perfeito para lanches da tarde ou ter uma sobremesa rápida.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.