Em meados de 2030 a 2035, o Japão terá cerca de 25% da sua população com mais de 65 anos. Para ajudá-los uma nova tecnologia chamada Arque está sendo desenvolvida.
Muitos idosos do Japão possuem problema de artrite e de equilíbrio. Em idades avanças uma simples queda pode complicar muito a vida de uma pessoa e muitas vezes com danos irreversíveis.
Visando tanto o presente como o futuro, pesquisadores da Universidade de Keio em Tokyo estão desenvolvendo uma cauda robótica.
É similar a de outros mamíferos, como macacos e cangurus. O rabo permite maior equilíbrio e força enquanto correm ou escalam.
Cauda robótica Arque
O projeto do rabo robótico possui um metro de comprimento, quatro músculos artificiais e ar comprimido. Se move em oito direções diferentes e funciona como um pêndulo.
Se o usuário se move para um lado, o Arque se move para o outro compensando a força aplicada no movimento.
Embora possa parecer estranho que um idoso queira utilizar esse equipamento no seu dia a dia, a tecnologia será uma alternativa viável para uma vida mais ativa e livre do sedentarismo.
Além de auxiliar os idosos japoneses nas sua atividades cotidianas, os pesquisadores também estão buscando aplicações para o setor industrial.
O projeto Arque tem aproximadamente um ano de existência e evoluiu consideravelmente.
No começo de agosto de 2019 um vídeo com o protótipo do rabo robótico foi divulgado nos principais veículos midiáticos. Confira.
Envelhecimento da população
Há uma série de artigos no Coisas do Japão sobre o envelhecimento da população japonesa e as quedas consecutivas na taxa de natalidade do país.
Essa questão é um problema social com sérias consequências para a economia. Além do enorme déficit na previdência do Japão, muitos comércios estão perdendo lucratividade.
Isso porque muitos idosos tem problemas de saúde (especialmente nos ossos) e não saem de casa. Também há um enorme déficit na quantidade de cuidadores de idosos no Japão.
Em Musashi-Murayama, por exemplo, a associação de comércio da região criou uma rede de ajuda para os idosos saírem as compras.
E não é só por uma mera questão econômica. Afinal, seres humanos são sociáveis por natureza, por isso, é essencial que essa população mais velha saia para conversar e ver outras pessoas.
Leia também
Tecnologia promete detectar câncer de mama sem dor e mais rápido
Reon Pocket promete refescar até 13 graus com aparelho portátil
Diálise no Japão: pesquisadores desenvolvem máquina portátil
Atualmente o suicídio de idosos no Japão vem aumentando consideravelmente. Sem ter ninguém com quem viver e conversar, muitos acabam desenvolvendo depressão e veem no suicídio a única saída para suas angústias.
Essa nova tecnologia da cauda robótica Arque poderá se tornar uma ferramenta extremamente útil na saúde mental dessa crescente população idosa.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.