Confira 10 temperos japoneses para usar na culinária

Existem muitos temperos japoneses deliciosos para experimentar. Eles fazem parte da culinária oriental e podem fazer a diferença no arroz, na carne vermelha, no frango, peixe, vegetais, legumes, aperitivos, caldos e saladas.

1. Yuzu Kosho

Yuzu Kosho

O tempero japonês yuku kosho é um tipo cítrico feito com pimenta chilli pepper fermentado, sal e casca de yuzu.

O sabor é parecido com o limão, mas com gosto potente meio picante. Perfeito para temperar peixes, carne, além de servir na preparação de caldos e molhos. Também pode ser usado no refogado.

2. Sancho

Pimenta Sancho

De sabor cítrico e apimentado é parecido com a pimenta Sichuan. Comumente servido na enguia, no yakitori e na culinária kaiseki.

Pode ser usado em churrasco também em linguiça, carne vermelha e frango. O sancho é comum desde o século 8 e ingrediente principal do shichimi togarashi.

3. Gergelim preto

Sementes de gergelim preto

O gergelim é um tempero muito usado na culinária japonesa. Salpicado no onigiri, na tigela de arroz e até no sorvete no Japão. A textura e o sabor deixam qualquer preparação com um toque a mais.

4. Sal moshio

Sal marinho moshio

Esse sal é feito de algas marinhas e pode ser usado como alternativa ao sal refinado. Comumente adicionado em massas, saladas e sopas no Japão.

5. Flocos de peixe bonito

Flocos de peixe bonito

Esse tipo é ingrediente para fazer caldo dashi, base para várias receitas e usado na finalização também. Conhecido como katsuoboshi são lascas de peixe bonito. Vai bem em quase tudo.

6. Furikake

Furikake

O furikake é usado misturado no arroz japonês, okayu e no ochazuke. Tem bastante opções em saquinhos com diferentes ingredientes.

É versátil e pode ser usado para complementar carnes, peixes, vegetais e legumes. Geralmente tem ovo desidratado, salmão seco, camarão seco, nori seco, ameixa seca e shiso.

Leia também

7 sabores de furikake para deixar seu arroz especialmente saboroso

4 maneiras surpreendentes de usar furikake no dia a dia

Conheça temperos picantes japoneses para usar em receitas

Agehama: saiba como é a produção artesanal do sal japonês

Conheça 8 molhos japoneses deliciosos e úteis em preparações variadas

7. Shiso

Folhas de shiso

Da família da menta, o shiso é usado em carne, assim como em vegetais e peixes. É acrescentado em sushi, sashimi, em salada, para fazer caldos, no tempura, ramen e como decoração também. Tem três tipos no Japão. O aojiso (verde), ohba (folha larga) e o akajiso (vermelho).

8. Aonori

Aonori

O aonori é um tempero feito de alga marinha picada. Muito usado em preparações teppan, como yakisoba, takoyaki e okonomiyaki.

9. Sal de matcha

Sal de matcha
 

Também conhecido como matcha-shio é um tempero fino de sal misturado com pó de matcha. É usado no molho de tempura e fica bem em peixes, carnes, vegetais, ovos, frangos e até na pipoca.

Para fazer é bem simples, misture 1 colher de sopa de sal com 1/2 colher de sopa de pó de matcha.

10. Tsuyu

Tsuyu

Esse molho concentrado é usado como tempero do tempura e do macarrão soba, udon e ramen tsukemen. É feito de molho shoyu, caldo dashi e alga marinha kelp.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Temperos japoneses

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link