Receita de maionese japonesa (Bônus: substituição vegana)

A receita de maionese japonesa é muito mais cremosa e com sabor umami do que a conhecida no Brasil. No Japão, a marca mais famosa é a Kewpie.

Maionese Kewpie

A textura e sabor fazem dessa maionese especial. A típica e mais comum no Brasil é a americana feita com óleo vegetal, ovos, vinagre, água e sal basicamente. Claro, que as receitas variam.

Já a japonesa tem alguns diferenciais importantes. Por consequência a textura fica mais consistente, cremosa, sabor mais intenso e levemente adocicado.

Receita de maionese japonesa (2 copos)

Receita de maionese japonesa

Para fazer essa receita é preciso um mixer, processador ou liquidificador. Apesar do azeite de oliva ser considerado mais saudável, não aconselhamos substituir, pois ele não emulsifica bem e a textura ficará diferente.

É importante que a gema esteja em temperatura ambiente, já que as moléculas da resfriada/gelada separam facilmente. É importante escolher ovos frescos também.

Para quem usar a receita em lanches para vendas, aconselhamos usar gema pasteurizada, pois é mais seguro. (use 15 gramas para 1 gema).

O karashi ou a mostarda dijon não são importantes apenas pelo sabor, mas por estabilizar a maionese.

Já o glutamato de sódio (isolado do kombu) é um dos ingredientes essenciais do sabor umami da maionese japonesa kewpie. Já nas receitas caseiras se usa o caldo dashi. Ele confere um sabor igualmente saboroso.

Colocar o óleo de maneira gradual e aos poucos também é importante para que emulsificação fique ideal. Portanto, não despeje o óleo de uma vez.

Dicas maionese vegana

Quem deseja fazer a maionese japonesa vegana, pode substituir o caldo dashi feito geralmente de katsuoboshi (floco de peixe bonito) pelo caldo com base kombu (alga marinha). No artigo sobre a receita de missoshiru colocamos o passo a passo para fazer o caldo dashi vegano.

O substituto da gema de ovo é a farinha de linhaça hidratada em água. Ela dará a liga e cremosidade da maionese que o ovo oferece.

Misture 1 colher de sopa de farinha de linhaça hidratada em 4 colheres de sopa de água para substituir uma gema de ovo.

Ingredientes

250 ml de óleo de canola;

75 ml de caldo dashi morno;

2 gemas em temperatura ambiente;

2 colheres de sopa de vinagre de arroz ou maçã;

2 colheres de sopa de molho yuzu ou suco de limão fresco;

1 colher de sopa de sal marinho;

½ colher de sopa de mostarda karashi ou mostarda dijon;

1 colher de sopa de açúcar;

Modo de preparo

Em uma tigela coloque o açúcar, vinagre de arroz e o karashi. Salpique o sal e misture com uma colher até que fique homogêneo. O açúcar e sal devem desaparecer no líquido.

Acrescente as duas gemas ao líquido que acabou de misturar. Agora, use o mixer, processador ou liquidificador. Misture em potência baixa/média por 20 a 30 segundos até que fique homogênea.

Depois, aumente para potência máxima e acrescente o óleo de canola aos poucos em fio fino.

Leia também

Aprenda a fazer três receitas de doces japoneses (panqueca, cheesecake e bolo matcha)

Omurice: aprenda a fazer receita de omelete japonês

Receita de Korokke, aprenda a fazer essa delícia japonesa

Receita de sopa de missoshiru clássica (Bônus: mais versão vegana)

Depois, gradualmente coloque o caldo dashi morno até a consistência ficar cremosa em ponto de maionese. Se achar que ainda está ralo, ajuste com o caldo dashi e bata bem. Pronto!

A maionese Kewpie pode ser encontrada no Brasil no bairro da Liberdade, São Paulo, na loja Marukai. Fica a menos de 5 minutos de distância da estação liberdade linha azul.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Receita de maionese japonesa

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link