Yakult: bebida probiótica japonesa criada por Minoru Shirota

Yakult é a bebida com lactobacilos vivos criada nos anos 30 no Japão e reconhecida mundialmente.

Basicamente é um leite fermentado com bactérias que ajudam no trato digestivo. O processo é bem parecido com o do iogurte com a diferença na consistência que é mais líquida.

Minoru Shirota

Dr. Minoru Shirota

Em 1935, o Dr. Minoru Shirota (1899-1982) era um microbiologista com doutorado e pesquisador da faculdade de medicina de Kyoto.

Ele entrou na área em uma época em que a má higiene e deficiências nutricionais assolavam o Japão com casos de cólera e diarreia. Por isso, investiu em medicina preventiva com seus estudos.

Um estômago saudável aumentaria as chances de sobrevivência em caso de doenças, melhoraria a qualidade de vida e a expectativa de viver mais.

Passou cinco anos fazendo pesquisas até conseguir isolar o lactobacilo casei shirota. Naquele ano, decidiu colocar sua descoberta em uma bebida a base de leite para ficar mais fácil metabolizar e consumir.

O nome Yakult origina-se de jahurto que em esperanto significa iogurte, segundo o site oficial. O Dr. Shirota acreditava que o esperanto ainda se tornaria uma língua mundial e popular.

Yakult Honsha Co. Ltd

Fachada Yakult

A empresa foi criada em 1955 por Minoru Shirota como instituto científico em Kyoto e um centro comercial em Tokyo.

Foi a primeira empresa a registrar o lactobacilo L.Casei Shirota e por isso pode ser usado apenas pela Yakult. Atualmente, seu produto é vendido na Ásia, no Oriente Médio, Europa e Américas. Ao total são 38 países.

Inicialmente as vendas começaram em Fukuoka e as recomendações boca a boca foram aumentando a popularidade.

Além disso, o Dr. Shirota visitava pessoalmente seus clientes para explicar os benefícios do Yakult. Seus maiores consumidores eram as escolas e locais de trabalho no Japão.

Revendedoras de Yakult

Revedendoras de Yakult

 

A estratégia de marketing foi implementada em 1963 e teve como objetivo aumentar o mercado no Japão.

Mulheres com pequenos carrinhos refrigerados passaram a vender o Yakult de porta em porta promovendo o produto por todo o país.

Elas faziam parte da comunidade e faziam o relacionamento com os consumidores de forma intimista. Atualmente, existem 44.000 no Japão, segundo o site oficial da Yakult.

Lactobacilos vivos

O intestino e o Lactobacillus casei Shirota

O segredo do Yakult está nos lactobacilos batizados de L.casei Shirota. Essa bactéria é encontrada naturalmente no sistema digestivo e produz ácido láctico a partir do açúcar.

Através de estudos científicos foi descoberto vários benefícios a saúde com a manutenção das bactérias consideradas boas e ruins pelo lactobacilo isolado por Shirota.

Motivo das garrafas pequenas

Embalagem Yakult

É vendido em garrafas pequenas, pois assim existe mais controle higiênico. Afinal, ela será consumida imediatamente. Em quantidades maiores, o resto do líquido poderia perder suas propriedades.

Além disso, por não ser consumido imediatamente aumentaria as chances para que outras bactérias nocivas fermentem se não for armazenado corretamente ou entrar em contato com as bactérias presentes no ar.

Leia também

Calpis: bebida icônica e saudável celebra 100 anos no Japão

Pocari Sweat é bebida isotônica absorvida mais rápido que a água

Sorvete japonês: top 10 marcas mais populares para provar

Garrafas de vidro e plástico

Inicialmente o produto era vendido em garrafas de vidro de 65 ml. No entanto, em 1968 foi substituído pela garrafinha conhecida até os dias atuais desenvolvida pelo designer Isamu Kenmochi.

O Yakult continua um sucesso e 39 milhões de produtos da Yakult são consumidos todos os dias a nível mundial, segundo reportagem do South China Morning Post de 2017.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Yakult

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link