Ehomaki é um sushi símbolo da sorte e deve ser comido inteiro sem desperdiçar nada. Segundo a tradição japonesa deve conter sete ingredientes, um número auspicioso e em referência aos sete deuses da fortuna.
Ehomaki
O ehomaki é bem consumido em festivais setsubun para comemorar o final do inverno. Um dia antes do começo da primavera, mais ou menos em 3 de fevereiro (Rishhun).
Nesse mesmo dia, as pessoas costumam jogar feijão de soja torrado (mamemaki) para afastar a má sorte e atrair boa sorte.
O sushi gigante é vendido em lojas e feito de forma caseira pelas famílias japonesas. Os ingredientes também são sazonais.
A regra é fazer um desejo, comer em silêncio e olhar para a direção da sorte do ano (eho). Em 2019, a direção era ao leste nordeste.
Esse sushi é uma variação do futomaki. O costume ficou forte nos anos 90 e começou a ser vendido pelo país todo.
No entanto, é difícil rastrear como essa tradição teve início. A loja 7 Eleven começou a vender um futomaki chamado Marukaburi Sushi Ehomaki pelas lojas a nível nacional.
Depois, outras lojas acompanharam. Desde então, cada konbini lança uma variedade de ehomaki com recheios diferentes todos os anos.
Leia também
Os tipos de sushi mais fáceis para se fazer em casa (com receita)
Saiba diferenciar os principais tipos de sushi
Shichi Fukujin: saiba os significados dos 7 Deuses da Sorte
Ainda assim existem indícios do sushi gigante no período Edo (1603-1868) para desejar boa fortuna e sorte no ano seguinte.
É importante não cortar o ehomaki. Os ingredientes mais usados são cogumelo shiitake, kanpyo, pepino, tamagoyaki (omelete enrolado), enguia, peixe em pó e koyadofu (tofu seco).
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.