Segundo o site Grapee, a empresa Insotsu, Inc. lançou um site chamado bouhun em que lojas possam procurar caçadores de recompensa e diminuir furtos no Japão.
Caçadores de recompensa
O trabalho será repreender quem furta coisas de lojas (shoplifters) e inibir assediadores do transporte público, por exemplo.
Segundo o comunicado oficial, o número de incidentes em lojas com furtos está crescendo. São 100.000 incidentes e um prejuízo de 500 bilhões de ienes. Portanto, os caçadores de recompensa poderiam ajudar com este problema.
Os casos seriam reportados a polícia imediatamente. Então, o ladrão seria obrigado a pagar os produtos e uma fiança de 30.000 ienes após ser preso.
Além disso, a sugestão é que as pessoas também façam anúncios contra chikans para intimidá-los a não atacar no Japão.
Por mais inusitado, existe uma loja de Saitama com anúncio de 10.000 ienes de recompensa para pegar um ladrão no site.
Como funciona
Para participar, a loja/pessoa deve fazer um cadastro e anunciar uma missão. Se o caçador conseguir que o ladrão vá preso, recebe a recompensa.
Depois de colocar o anúncio no site, eles recomendam colar o cartaz na loja física com um código QR para quem se interessar.
O site bouhun ainda oferece ajuda para achar itens perdidos ou outros produtos e serviços. O portal acaba atuando como se fosse um marketplace onde as pessoas colocam missões para achar certas coisas, desde roupas a eletrodomésticos específicos.
Leia também
Câmeras de segurança com Inteligência Artificial chegam às lojas no Japão e reduzem os furtos em 40%
Tecnologia no Japão: todas as konbinis automatizadas até 2025
Chikan: aplicativo contra assédio faz sucesso no Japão
Além disso, a empresa intermedia os anúncios e os pagamentos são feitos via paypal após a aprovação do cliente sem precisar cadastrar o cartão de crédito.
Segundo dados do press release, a empresa atua desde abril de 2010 e fica em Tokyo no endereço 2-18-6, Kameari, Katsushika-ky, Tokyo.
O site foi lançado em julho de 2019 e espera mudar como as pessoas procuram e vendem coisas no Japão.
Fontes: grapee, atpress e bouhun.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.