Icônica maionese Kewpie completa 100 anos no Japão

A maionese Kewpie é a mais famosa do Japão. A fórmula foi inventada por Toichiro Nakashima depois de fazer uma viagem aos Estados Unidos e a empresa data de 1919.

Maionese Kewpie

Maionese Kewpie

Depois de 100 anos é a mais adorada do Japão e a marca Kewpie virou referência. Em 2017 suas vendas atingiram 500.000 de ienes com crescimento de 1.7%.

Qual o segredo?

Os ovos japoneses de qualidade fazem o diferencial. Além disso, a gema alaranjada é resultado de criação de galinhas criadas livres. Ao contrário da fórmula americana, não usa o ovo inteiro ou adiciona água.

Além disso, o vinagre de arroz confere uma textura mais leve e menos ácida, mas o ingrediente principal para o sabor umami é o glutamato monossódico (MSG).

MSG

O MSG tem sido apontado como vilão durante os últimos tempos e é envolto de mitos. As críticas surgiram em 1968 através de um artigo do Journal of Medicine e ligava o condimento a síndrome dos restaurantes chineses (considerado racista).

No entanto, seus malefícios já foram desmistificados cientificamente. Segundo a agência reguladora FDA é seguro consumir MSG na dieta. Ainda assim, ainda existe um debate grande sobre o tema.

Ele é um aminoácido e oferece um sabor que não é salgado, doce, amargo ou azedo. Uma mistura que faz diferença no paladar e é difícil de descrever.

Segredo do dashi

O glutamato monossódico é o segredo do caldo de dashi (base do missoshiru). O químico japonês Kikunae Ikeda estava apreciando sua sopa e se questionou de onde vinha aquele sabor maravilhoso que atiçava todos os seus sentidos.

Quando foi ao laboratório descobriu o ácido glutâmico ao isolar o ingrediente da alga kombu. Ele é encontrado naturalmente em queijos, cogumelos, alga marinha, tomate e até no leite materno.

Emulsificação

Outro segredo é a emulsificação lenta da adição do óleo vegetal criando uma textura extra cremosa.

História

A empresa Shokuhin Kogyo Co., Ltd.  surgiu em 1919 e vendia condimentos e enlatados em Nakano-ku, Tokyo. Toichiro Nakashima era um dos diretores.

Toichiro Nakashima

Toichiro Nakashima

Passou três anos na Inglaterra e Estados Unidos como estagiário do Departamento de Agricultura e Comércio do Japão.

Oportunidade

Em 1923 após ter experenciado o grande terremoto de Kanto, viu uma oportunidade no Japão após ver a influência que a cultura americana passava a exercer. Então, a maionese feita com gemas foi finalmente lançada em 1925 em uma jarra de vidro.

Ovos de qualidade

Eles compraram a fazenda Nishifu em Fuchu para assegurar a qualidade de seus ovos em 1933.

Em 1956 e após passarem dificuldades após a II guerra mundial, lançaram a primeira embalagem de polietileno.

Em 1957, a empresa passou a ser chamada de Kewpie. A embalagem icônica que conhecemos surgiu em 1958. Toichiro faleceu em 1973.

Leia também

Receita de maionese japonesa (Bônus: substituição vegana)

Morinaga lança sorvete comemorativo sabor maionese

Mascote

Cartoon Kewpie

O mascote foi inspirado nos desenhos da cartunista Rose O’Nell datados de 1909. Kewpie é derivado da palavra cupid (cupido).

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Maionese Kewpie

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link