Yankii é uma espécie de tribo cultural da classe trabalhadora de direita nacionalista. Ficcionados por temas militares e glorificação da guerra e dos kamikazes.
Yankii
Cometem pequenos delitos e por ser uma subcultura existe uma identificação estética. Yankii é um termo comum desde 1970 para definir delinquentes juvenis. Influenciados pelo hip hop usam roupas largas, andam de motos e carros clássicos com apelo gangster.
Após a o fim da segunda guerra, o grupo surgiu rejeitando as novas normas sociais e distinções de classe.
Muitos são associados a gangue de motociclistas bosozoku e andam com jaquetas com nomes dos seus grupos em kanji. Geralmente se iniciam jovens em grupos escolares que se mantém na vida adulta.
Um termo comum é o yanki mama do estereótipo de adolescentes que se tornam mães muito cedo e são hostilizadas pela sociedade.
Essa subcultura é unida em comunidades e existem até os dias atuais. A pose mais famosa é o yanki zuwari ou unko zuwari, quando se senta de cócoras e pernas abertas. No Japão essa é uma pose durona e bastante replicada em fotos.
São organizados e existe um nível hierárquico dentro das gangues. Seguem três pilares chamados de konjyo (coragem), seii (sinceridade) e nyukon (dedicação da alma).
Leia também
Sukeban: gangue de colegiais dos anos 70 e 80 do Japão
Fique por dentro da cultura dos chicanos no Japão
Conheça a cena secreta de Drift no Japão
A vestimenta é customizada, cabelos arrumados e personalidade desafiadora. São comumente retratados em animes, mangás e no entretenimento japonês desde os anos 80 e 90.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.