Comer alga marinha regularmente faz bem para o coração

Segundo um estudo do Instituto Nacional do Coração da Universidade de Tsukuba, comer alga marinha pode reduzir as chances de ocorrer um infarto.

Os pesquisadores monitoraram a dieta de 86.000 pessoas por 20 anos. O estudo teve início em 1990 e analisou dados de 45.707 homens e 45.406 mulheres entre 40 a 69 anos residentes de nove prefeituras.

Eles descobriram que as fibras solúveis, flavonoides, vitaminas, minerais e proteínas das algas ajudaram positivamente na saúde de quem consumia regularmente.

Segundo o estudo, as algas marinhas promovem o metabolismo de lipídios e diminui a pressão arterial.

Afinal, a pressão arterial alta sobrecarrega, enfraquece os músculos do coração e aumenta o risco de doenças.

Leia também

Algas marinhas: variedade e benefícios 

Kombucha: conheça mais sobre essa bebida tradicional japonesa 

Resultados

Homens que comiam alga marinha todos os dias tinham 0.8 vezes menos chance em sofrer uma doença isquêmica. Já as mulheres apresentaram 0.6 menos chances.

Algas marinhas

As algas mais consumidas pelos japoneses são o nori, kombu, wakame, hijiki e mozuku. O nori é a alga usada no sushi, onigiri, como condimento ou para acompanhar o arroz.

O kombu é mais espesso e usado como base de caldos, em saladas ou como ingrediente para chá. Wakame é o tipo usado no missoshiru e em saladas, a textura é bem leve e fina.

Hijiki possui uma cor bem escura e fica boa no ochazuke, no arroz e em saladas. Mozuku tem textura mais viscosa e pode ser frito como tempura, adicionar em sopas, no arroz ou comer puro e temperado como salada.

Wakame, hijiki, kombu e mozuku devem ser hidratados antes de consumir, ao contrário do nori que é consumido seco.

Fontes:

MURAI, U. et al. Seaweed intake and risk of cardiovascular diseade: the Japan Public Health Center. The American Journal of Clinical Nutrition, 2019.

WADA, K. et al. Seaweed intake and blood pressure levels in healthy pre-school Japanese children. Nutrition Journal, 2011.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Algas marinhas
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link