Comitê quer incluir a cidade de Sapporo nos jogos de Tokyo 2020

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 poderão ter uma modalidade esportiva em Sapporo a 800 km de distância da capital japonesa.

Segundo o comunicado do Comitê Olímpico Internacional (COI) do dia 16 de outubro, eventos como a maratona serão mais seguras para os atletas se foram feitas em Sapporo já que lá a temperatura é até 6° C menor.

No entanto, o comunicado pegou os atletas de surpresa e as reações de alguns, como o canadense Evan Dunfee foi bem negativa.

Em sua conta no Twitter, Dunfee escreveu ao COI e a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF):

“Suponho que isso signifique que vocês pagarão pelos voos e acomodações de minha família e amigos que já fizeram reservas para Tóquio? Isso parte meu coração e está prestes a arruinar minha experiência olímpica. Houve alguma consulta com os atletas sobre isso?”

Motivos

Atleta da maratona na maca
Maratona Catar 2019

Um dos principais motivos para a decisão do COI foi a maratona de 2019 Doha no Catar. A corrida foi realizada durante a noite para evitar o terrível calor.

Para se ter uma ideia, a prova feminina de 50 km durou aproximadamente duas horas e meia e foi considerada como a prova mais lenta da história dos Mundiais de Atletismo.

Em um calor de 30° C e 80% de umidade no ar, a sensação térmica chegou aos 40° C. Além disso, das 68 atletas que participaram do mundial, 28 abandonaram a prova.

Já na modalidade masculina, 18 dos 73 participantes também não conseguiram terminar o circuito.

O ex maratonista etíope Heile Gebrselassie afirmou que durante a maratona feminina algumas atletas poderiam ter morrido. Afinal, 56 profissionais de saúde foram mobilizados para socorrer as participantes.

Tokyo 2020

Homem debaixo do sol forte

A capital sediará os Jogos Olímpicos em pleno verão. Quem já vivenciou o calor japonês sabe o quão rigoroso é.

Só em 2018, as altas temperaturas do país causaram a morte de 138 pessoas e mais 70 mil foram hospitalizadas. Os organizadores do evento temem pela saúde dos atletas em condições tão adversas.

Leia também

O dia mais quente da história: Intensa onda de calor continua e bate recordes no Japão 

Calor no Japão: previsões são preocupantes para o futuro 

Como lidar com o Natsubate 

Embora uma série de recursos para minimizar a temperatura durante os Jogos Olímpicos estejam em desenvolvimento nos estádios, a maratona é uma questão com particularidades diferentes.

Além disso, não querem cometer o mesmo erro do mundial no Catar. A ideia é proporcionar aos atletas uma plataforma melhor para a o desempenho e bem-estar.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Olimpíadas Tokyo 2020
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link