Daijoubu: o que significa e quando usar essa palavra

O significado da palavra daijoubu ou daijobu muda de acordo com a situação. No entanto, o mais conhecido é o de “ok” e “tudo bem” em sua essência.

Daijoubu

Essa palavra é versátil e ambígua, portanto, causa confusões em quem está aprendendo japonês. Ela ainda pode ser usada junto em outras sentenças para reforçar a ideia de algo.

Gif de ok com as mãos

Também pode significar “não se preocupe”, “sem problemas”, “estou bem”, “ficarei bem” etc. Vai depender da situação e da leitura da intenção de quem falou.

Ambígua

A situação precisa ser levada em consideração para saber o que ela significa, pois ela pode ser interpretado como “sim” e “não”.

Exemplos

Uma pessoa anda com amigos na rua e tropeça. Poderá falar daijoubu desu para informar que está bem.

Ao ouvir um pedido de desculpas, pode se falar a palavra para indicar que sim, aceita a retratação.

A pessoa recebe uma mensagem perguntando se chegará a tempo para o encontro e receber um daijoubu significa: sim, sem problemas.

Pode ser usado em perguntas para saber se está tudo bem, com daijoubu desu ka? O sufixo desu é adicionado para deixar a palavra mais formal. Ou para informar que está tudo bem com daijoubu desu yo (estou bem).

Leia também

Como a filosofia japonesa Mottainai pode tornar sua vida melhor? 

Wa: entenda a arte da harmonia japonesa dentro da sociedade 

Shoganai: entenda a importância desta palavra no Japão 

Ao tentar recusar mais uma oferta de bebida em um restaurante poderá dizer daijoubu, como “não, obrigado, estou bem (sem bebida)”.

Uma mulher está em uma loja de roupa e pede outra numeração, a vendedora pode responder daijoubu desu para dizer que irá buscar, sem problemas.

Essa palavra é informal e deve-se evitar usá-la muito no ambiente corporativo, mas pode ser incorporada ao dia a dia com amigos e familiares.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Daijoubu
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link