Fukusaki fica em Hyogo e tem uma cultura de yokais. Aproveitando os contos do pai do folclore, Kunio Yanagita (1875-1962), a cidade de 20.000 habitantes colocou estátuas de monstros dos contos de terror.
Monstros de Fukusaki
Kunio Yanagita nasceu em Fukusaki e suas lendas ficaram populares entre crianças e adultos por todo o Japão.
Turismo aumentou
Para estimular a economia local, passaram a usar as estátuas para atrair turistas. Deu certo, para ter ideia 248.000 pessoas foram até a cidade em 2013 e esse número aumentou para 410.000 em 2016.
Tomoo Ogawa do departamento de desenvolvilmento afirmou que a intenção era fazer as estátuas mais realistas possíveis para que elas ficassem assustadoras.
Uma estátua gigante do tengu chama a atenção e já ganhou um prêmio de melhor escultura em uma competição de 2014.
Sabendo do fenômeno do Instagram, a cidade colocou bancos com os monstros para as pessoas poderem sentar e tirar selfies.
Atualmente existem 14 pontos com esses bancos na cidade, incluindo um kappa jogando shogi em frente a estação. A estimativa é aumentar o número de 14 para 50 nos próximos anos.
Nove ficam em frente a lojas na rua da estação Fukusaki até o parque Tsujikawayama. No futuro planejam oferecer mapas com a localização das estátuas para os turistas.
Além disso, o comércio local já sente os resultados da ação. Yamato Nishioka dono de um açougue viu o número de clientes aumentar.
Tudo por conta da estátua de um yokai em forma de gato com dois rabos chamado nekomata colocado em frente ao seu negócio.
Leia também
Folclore: primeiro museu dedicado a monstros yokai é inaugurado
Folclore japonês: conheça o Tengu
No parque Tsujikawayama tem três kappas mecânicos que emergem das águas de um lago a cada 30 minutos das 9hs às 18hs15min. Foi o primeiro a ser instalado em 2014.
É comum que crianças fiquem assustadas, mas a atmosfera é de diversão, já que é um passeio comum familiar no Japão.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.