Halloween no Japão: saiba como o fenômeno surgiu no país

Feriados e datas comemorativas ocidentais costumam ter pouco espaço no Japão. Mas algumas celebrações acabaram fazendo sucesso, como Halloween no Japão e natal.

Porém, os japoneses deram seu próprio toque e significado nessas festas. O Natal, por exemplo, não tem praticamente nenhuma semelhança com as comemorações dos países ocidentais.

No entanto, as práticas comerciais são igualmente exploradas. Afinal, são durante esses eventos que um grande fluxo de dinheiro circula pela economia.

Embora o Hallowen no Japão seja um fenômeno em diversos locais do país, sua história é mais recente do que se imagina.

Um breve resumo da história do Hallowen

Samhein pintura

O dia das bruxas tem características distintas em diferentes locais do mundo. A origem da festa remonta as tradições celtas em um festival chamado Samhain

O festival marcava a entrada do inverno (daí as cores pretas e laranjas que simbolizavam dias mais escuros e as cores da estação) e simbolizava o fim da colheita.

As máscaras utilizadas na celebração serviam para que os mortos não reconhecessem os vivos e as fantasias para afastar maus espíritos. Mas com a expansão do cristianismo se tornou a véspera do Dia de Todos os Santos (1° de novembro).

No México por outro lado, país com fortes tradições católicas, é celebrado o Dia De Los Muertos. O festival mexicano começa no dia 31 de outubro e acaba apenas no dia 02 de novembro.

De acordo com a tradição local, os mortos recebem autorização divina para visitar seus amigos e parentes encarnados. Essa tradição é muito semelhante ao festival japonês Obon.

O Halloween e o Japão

Apesar da paixão dos japoneses pelo Halloween, a celebração é muito recente na história do país. Até a década de 90 não havia nenhum tipo de evento para a data, mas alguns americanos radicados no Japão decidiram festejar.

Festas no transporte público

As festas começaram a ser realizadas dentro dos vagões de trem de Tokyo. Porém, os foliões deixavam um rastro de sujeira enorme após as celebrações. Até então, tudo parecia mais uma lenda urbana do que um fato.

Ano após ano o evento foi juntando cada vez mais estrangeiros e os estragos causados pelos participantes começou a sair do limite do aceitável.

Para impedir que estrangeiros continuassem depredando o patrimônio público de Tokyo, a população começou a bloquear o acesso a estrangeiros fantasiados nas estações de trem em 2007 com cartazes não muito educados (algo incomum na cultura japonesa).

Tokyo Disneyland

Tokyo Disneyland

Apesar do barulho dos estrangeiros quem estabeleceu a comemoração no país foi o Tokyo Disneyland que organizou um evento temático de Halloween de grande sucesso no ano 2000.

Com isso, outros parques temáticos, como a Universal Studios Japan e a Sanrio Puroland começaram a realizar o evento e a festa foi se espalhando e caindo no gosto da população.

Até mesmo as festas que antes eram realizadas pelos estrangeiros passaram a ser reguladas e hoje é muito bem organizada. Para evitar que tudo saia do controle apenas 15 estrangeiros são aceitos em cada vagão.

Leia também

Momo e sua irmãzinha: cosplays fofos de personagens de anime para o Halloween 

Halloween no Japão: Shibuya banirá consumo na rua de bebidas alcoólicas

Domino’s lança pizza roleta russa para o Halloween no Japão 

Halloween com características japonesas

Mulher fantasiada

Conforme a data foi se popularizando no país, alguns japoneses abandonaram as fantasias de terror típicas no ocidente e passaram a valorizar sua própria cultura pop ainda que esse tipo ainda faça muito sucesso.

Homem fantasiado

Personagens de anime e cosplays invadiram as ruas de Shibuya. Além dos trajes mais extravagantes há uma categoria de fantasia conhecida como Jimi Halloween (地味ハロウィン).

A palavra jimi pode ser traduzida como sóbrio ou simples. São fantasias inspiradas no cotidiano japonês, ou seja, vestir-se como salarymens ou profissões comuns.

Fantasias Jimi Halloween

Nos últimos anos o Halloween japonês tem atraído milhões de pessoas para as festividades. Portanto, se você estiver no país durante o evento não deixe de participar e se divertir.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Halloween no Japão

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link