Masako Nozawa é uma das seiyuus mais famosas do Japão

Masako Nozawa, 83 anos, é conhecida e idolatrada no Japão por ser a dubladora (seiyu) do personagem Son Goku da franquia de animes Dragon Ball.

Masako Nozawa

Masako Nozawa

Nasceu no dia 25 de outubro de 1936 em Tokyo, mas foi criada em Numata em Gunma. Começou a atuar cedo com dois anos para três e começou sua carreira de dubladora em 1960. Desde então, dublou muitos personagens de animes e games.

Deu voz ao Tetsuro Hoshino do Galaxy Express 999, Guilmon do Dijimon Tamers, Dr. Kureha do One Piece e muitos outros.

No entanto, o personagem que lhe conferiu fama e a fez ser muito querida no Japão é do anime Dragon Ball. Nozawa empresta a voz a Goku desde 1986.

Além do Goku, dublou o Goten, Gohan, Bardock, o Gohan do futuro e o Goku Jr. Também emprestou sua voz para Turles no filme Dragon Ball Z, Goku Black do Dragon Ball Super, entre outros.

Ela trabalha para Aoni Production e foi casada com o seiyuu Masaaki Tsukada (falecido em 2014). Masako Nozawa já foi reconhecida duas vezes pelo Guiness World Records pelas contribuições no anime Dragon Ball.

Masako Nozawa recebendo Guiness em 2017

Leia também

Por que o Goku, de Dragon Ball, fica com cabelos loiros quando torna-se um Super Saiyajin? 

Sato Company disponibiliza clássicos japoneses no YouTube 

7 curiosidades interessantes pouco conhecidas de Naruto 

No dia 25 de outubro de 2017 ganhou um certificado por seu trabalho consecutivo de 23 anos e 218 dias como dubladora oficial dos jogos de vídeo game da franquia.

No Japão, os seiyuus (dubladores) têm os mesmos status de ídolos, assim como acontece com cantores e atores famosos. Portanto, Masako Nozawa é muito querida por lá.

Em entrevista ao site especializado GameSpot de 2019 para o lançamento do filme Dragon Ball Super: Broly na Comic Con, afirmou que após tanto tempo sente que Goku é uma espécie de clone seu e considera Dragon Ball uma família.

Além disso, ainda contou que gosta quando o personagem ajuda as pessoas e essa é sua característica mais admirável.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Masako Nozawa
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link