Otsukimi, tsukimi ou Jugoya (十五夜) é uma tradição que data do período Heian (794-1185) para rezar por uma boa colheita sob a lua mais bonita do outono.
Otsukimi
O dia varia a cada ano, mas geralmente ocorre no meio de setembro, com exceção de 2020 em que a data cairá em outubro.
A regra é ser o 15° dia do oitavo mês do calendário tradicional japonês que era baseado nas fases da lua, bem diferente do gregoriano baseado no sol que usamos atualmente.
Na época em que os japoneses dependiam diretamente da colheita, nessa época do ano não havia períodos de escuridão total. Isso permitia trabalhar no campo depois que anoitecesse para uma colheita mais pomposa.
Nessa época do ano, o tsukimi dango feito de mochi é bem consumido. Os bolinhos são moldados com o formato da lua cheia ou de coelho. Segundo uma lenda japonesa, um coelho vive na superfície da lua moldando mochis.
A lua do período Chushu no Meigetsu ou lua da colheita de outono é considerada uma das mais bonitas.
A explicação fica por conta da posição do sol e da lua nessa época do ano que deixa o satélite mais brilhante.
Os japoneses costumam ir para a varanda de suas casas ou ir em pontos estratégicos apenas para contemplar a lua, comer mochi e outras comidas sazonais enquanto bebem e aproveitam o tempo ameno da estação.
Leia também
Rokuyo – a superstição japonesa que diz quais são os dias de sorte no Japão
Jikkan: os elementos dos signos japoneses, descubra o seu!
Além disso, é costume fazer oferendas de saquê e mochi para a lua também. É uma época muito bonita em que as pessoas se reúnem do lado de fora de suas casas com vizinhos.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.