Shirako: fluído seminal de peixe é iguaria apreciada

Shirako, shiraku, kiku ou tachi é uma preparação japonesa considerada luxuosa muito apreciada pela textura macia e sabor único.

Shirako

Shirako com molho ponzu e folhas de shiso

O esperma do peixe (milt) pode ser servido com arroz branco, ser frito, grelhado, servido no sushi ou apreciado puro. Também pode ser adicionado a saladas, sopas e inúmeras preparações.

Ele é extraído do polvo, atum, salmão, bacalhau, água do mar e até do fugu. Segundo relatos, a textura se assemelha ao cream cheese e o sabor é bem suave de fruto do mar.

Já foi descrito por parecer um marshmallow com sabor umami no Twitter. As opiniões variam bastante, inclusive, já foi comparado ao foie gras quanto a textura. Portanto, para saber só provando.

Combina bem com molho ponzu e não deve passar o ponto se for grelhar, apenas para que ele fique firme por fora e continue macio por dentro.

É consumido bem como aperitivo em izakayas e bares de sushi acompanhado de cerveja. Quanto mais opaco for mais esperma terá.  Cru tem aspecto escorregadio e desmancha na boca.

Épocas

No Japão, a temporada de shirako dura entre dezembro a fevereiro em abundância e a especiaria pode ser encontrada em mercados de peixe e lojas especializadas em delicatessen.

O mercado tsukuji (atual Toyosu) é um dos mais famosos que servem o shirako.

Leia também

Veja comidas do Japão nada comuns (você teria coragem de experimentar?)

Você ficará surpreso com as cores estranhas de kare que existem no Japão

Pratos japoneses que não existem no Japão

Uma boa forma de consumo para iniciantes é comer em forma de tempura. Os japoneses já estão acostumados com o shirako e o espanto maior vem dos estrangeiros. Na Itália, România e Rússia o esperma do peixe também é tratado como especiaria.

Segundo alguns relatos pela internet, em alguns casos só descobrem o que provaram após fazer uma pesquisa no Google depois de comer. É muito fácil andar pelo Japão e achar a iguaria no topo de um sushi ou servida com frutos do mar.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Shirako

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link