Shitsuke: a metodologia do 5S e a eficiência no Japão

A metodologia dos 5S (shitsuke) consiste em trabalhar cinco palavras com conceitos diferentes. Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

Metologia dos 5S

Conceitos do 5s

Essa metodologia japonesa é aclamada por sua eficiência e virou uma filosofia de vida. É um programa estrutural com o objetivo em melhorar a organização, limpeza, produtividade e segurança, tanto no trabalho, como na vida pessoal.

É o segredo para os japoneses se manterem organizados mesmo em eventos atípicos, como desastres naturais. Faz parte da resiliência e é considerado uma autodisciplina.

Uma disciplina que melhora gradualmente e constantemente até provocar uma mudança interna que reflete para fora.

Dessa forma, os japoneses conseguem se organizar e até tomar decisões de forma mais rápida marcando a eficiência em qualquer tarefa. Os exemplos abaixo tem a ver com trabalho, mas podem ser adaptados para a vida pessoal.

Seiri

Organização em primeiro lugar. De acordo com o seiri, o local deve estar limpo, organizado e sem materiais que nada tenham a ver com o trabalho.

Nessa etapa uma faxina deve ser feita e coisas que não sejam úteis devem ser jogadas fora ou doadas.

As pessoas não devem se sentir culpadas em desfazer desses objetos. A ideia é certificar que tudo no ambiente esteja relacionado a trabalho.

Ele promove uso efetivo do espaço de trabalho, simplicidade e cuidado ao comprar coisas novas.

Seiton

Seiton é ordem e tudo deve estar em seu devido lugar e com acessibilidade para todos. Todos os objetos devem estar organizados em locais fáceis e devem ser devolvidos imediatamente depois de usar.

Assim o trabalho flui e a produtividade aumenta. Deve haver um planejamento em quais lugares colocar cada coisa para não perder tempo. Usar etiquetas de identificação é recomendado.

Seiso

É a limpeza. Um ambiente não deve ter sujeira e a responsabilidade deve ser compartilhada. Portanto, todo mundo deve ser comprometido em manter o local limpo sem sobrecarregar ninguém.

Deve ser feito por todos, desde aos cargos mais altos. Recomenda-se fazer uma divisão de tarefas e o local sempre deve estar ok para receber uma visita.

Seiketsu

Padronização facilitará a limpeza e ajudará na manutenção. A dica é colocar checklists e padrões para serem seguidos, além de haver preocupação com a harmonia do local. As pessoas também deverão cuidar do asseio pessoal.

Leia também

Kaizen: combatendo a preguiça em apenas um minuto

No Japão, o imperfeito é perfeito. Descubra o wabi-sabi e seja mais feliz!

Gaman e a capacidade do povo japonês em perseverar

Shitsuke

Disciplina é essencial na metodologia 5S. Deve ser feito todos os dias com comprometimento até virar um estilo de vida.

Eliminar maus hábitos e constantemente fazer a coisa certa são preceitos básicos da metodologia do 5S.

Com o passar do tempo, os benefícios de produtividade, limpeza e organização se tornam algo natural para todos sem precisar de cobranças.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Metodologia 5S

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link