Sokuirei Seiden no Gi: Imperador Naruhito é entronizado oficialmente

Adiado em dois dias, o entronamento (ritual Sokuirei Sendei no Gi) do Imperador Naruhito e da Imperatriz Masako aconteceu em meio a forte chuva causado pelo tufão Hagibis no dia 22 de outubro.

Se o evento acontecesse no dia planejado, ou seja, dia 20 de outubro de 2019, cairia no mesmo dia do aniversário de 85 anos da Imperatriz emérita Michiko.

População nas ruas com bandeiras do Japão

Apesar da chuva ter impedido boa parte dos japoneses em comparecerem em frente ao Palácio Imperial de Tokyo, muitos foram felicitar o casal imperial mesmo com o mau tempo.

Líderes mundiais assistindo a cerimônia

Além dos cidadãos japoneses, mais de 2.500 mil autoridades internacionais de cerca de 200 nações estavam presentes na cerimônia, incluindo Jair Bolsonaro, o príncipe Charles e Donald Trump.

Kashikodokoro Omae no Gi

Kashikodokoro Omae no Gi

A preparação para o Sokuirei Sendei no Gi começou 09hs em uma cerimônia privada chamada Kashikodokoro Omae no Gi.

Naruhito visitou o Kashikodokoro, santuário do Palácio Imperial dedicado a deusa do Sol Amateratsu.

Em sua visita ao santuário da divindade mais importante do Japão, o Imperador leu em voz alta um texto antigo comunicando a kami do Sol que a cerimônia de entronamento seria realizada.

Depois visitou mais dois santuários dentro do Palácio Imperial para informar e pedir a benção das deidades e dos antepassados.

Como manda a tradição, a Imperatriz Masako (também vestida com um kimono branco tradicional da corte imperial) visitou o santuário de Amaterasu, dos antepassados e dos kami para prestar homenagens depois de Naruhito.

Sokuirei Seiden no Gi

Heika Naruhito se dirige a cerimônia

A cerimônia Sokuirei Seiden no Gi começou 13hs e durou apenas 37 minutos. Esse ritual é a apresentação oficial do novo Imperador para o Japão (e aos japoneses fora do Japão) e para o mundo.

Naruhito no trono

Vestido com o Kourozen no Gohou, uma túnica especial utilizada apenas pelo Imperador, Naruhito subiu ao trono Takamikura acompanhado de seus camareiros que carregavam as joias imperiais.

Vista panorâmica da sala do entronamento

A Imperatriz Masako entrou no Seiden com um kimono de várias camadas e sentou-se no trono Michodai.

Leia também

Conheça mais sobre a princesa Masako, que virará Imperatriz do Japão em 2019 

Conheça Naruhito, o príncipe herdeiro do Japão e próximo Imperador 

Era Reiwa: como o nome da nova era do Japão foi escolhido 

O discurso do Imperador

Antes de discursar, Naruhito recebeu do primeiro ministro, Shinzo Abe, votos de felicitações em nome do povo japonês. Abe também liderou os três Banzais entre os convidados.

Confira o discurso do Imperador Naruhito com tradução oferecida pela Casa Imperial.

“Tendo sucedido anteriormente ao Trono Imperial, de acordo com a Constituição do Japão e a Lei de Medidas Especiais sobre a Lei da Casa Imperial, faço agora a Cerimônia de Entronização no Seiden State Hall e proclamo minha entronização para aqueles em casa e no exterior.
Reflito profundamente que, por mais de 30 anos no Trono, Sua Majestade, o Imperador Emérito orava constantemente pela felicidade do povo e pela paz mundial, sempre compartilhando as alegrias e tristezas do povo e mostrando compaixão por seu próprio comportamento. Prometo que agirei de acordo com a Constituição e cumprirei minha responsabilidade como símbolo do Estado e da unidade do povo do Japão, sempre desejando a felicidade do povo e a paz do mundo, voltando meus pensamentos para as pessoas e apoiando-as.
Espero sinceramente que nosso país, através da sabedoria de nosso povo e dos esforços incessantes, alcance mais desenvolvimento e contribua para a amizade e a paz da comunidade internacional e para o bem-estar e a prosperidade da humanidade.”

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link