Anpanman já foi o desenho mais popular no Japão

Soreike! Anpanman fez parte da infância de muitos japoneses nas décadas de 80 e 90. O desenho foi criado por Takashi Yanase (1919-2013) e apresentou o super-herói em um livro em 1973 que acabou vendendo 68 milhões de cópias, segundo o Whashington Post.

Takashi Yanase
Takashi Yanase

Anpanman

Anpanman, melon-pan e breadhead-pan voando

A cabeça do herói é feita de pão recheado com pasta azuki, inspirado em um tradicional doce chamado anpan.

Um belo dia o padeiro Jam-Ojisan estava fazendo anpan em seu forno quando uma estrela cadente passou e deu vida ao Anpanman. Ele e seus amigos ajudavam quem precisava de ajuda.

Anpan

Inicialmente o livro era distribuído direto nas escolas para crianças de até cinco anos, mas depois da série de televisão ir ao ar ficou mais popular e virou uma febre.

Combater a fome

Anpanman oferecendo pedaço de sua cabeça para criança

Yanase contou que o conceito do Anpanman era ter um personagem que ajudasse crianças famintas oferecendo sua cara de pão com anko (doce de feijão azuki). O padeiro Jam-Ojisan ficava responsável por assar uma nova cabeça para o herói.

Takashi Yanase passou fome depois da II guerra e ele pensou que poderia existir um herói que salvasse as crianças famintas. O desenho acabou virando um exemplo e ensinou auto sacrifício e empatia para os pequenos.

Série

Em 1979, uma adaptação foi ao ar pela NHK, então, a Nippon TV lançou a série Soreike! Anpanman em 1988. No início a previsão era que ficasse no ar por apenas seis meses, mas o desenho fez um sucesso imenso.

Reinou por dez anos como o desenho número 1 do Japão entre crianças de até 12 anos, além de ter sido exibido em Taiwan e Hong Kong.

O enredo era diversificado, simples e cheio de personagens, mais de 1.700 apareceram durante toda a sua exibição.

Personagens

Personagens

Os vilões eram o Baikinman (homem germe) e Dokin-chan. Já oss personagens mais icônicos eram o padeiro Jam-Ojisan, Currypanman, Batako-san, Cream Panda, Melonpanna, Cheese (cachorro), Breadhead-man, entre outros. A maioria tinha a cabeça comestível.

Tema de abertura

O tema de abertura do desenho viralizou entre os japoneses depois do terremoto seguido de tsunami de 2011 e virou um hino para dar força aos sobreviventes, segundo o Kyodo News.

A letra tinha trechos emocionantes: “Eu percebi que é bom viver, mesmo se a cicatriz no coração doer…É por isso que você deve colocar um sorriso em seu rosto…”.

Sucesso

Capinha de celular Anpanman

O lucro com os produtos licenciados de Anpanman fica entre 100 bilhões a 120 bilhões de ienes por ano, segundo o Japan Times.

No Japão é impossível não ver pelo menos uma ilustração do personagem de tão popular que é. Ele é querido e causa nostalgia entre os adultos e ainda agrada as gerações mais novas.

Leia também

Verdade e ficção: Os japoneses são iguais aos seus personagens de anime? 

Top 10 animes com maiores bilheterias de todos os tempos 

Cinco desenhos para aprender japonês 

Takashi Yanase morreu em 2013 aos 94 anos de idade após não resistir a uma parada cardíaca. Na época estava impactado pelo poder do tema de abertura na vida dos japoneses após o desastre natural e planejava lançar um filme no ano seguinte.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Copy link