Aprenda a fazer receita de pizza de frango teriyaki (massa e recheio)

A pizza de frango teriyaki é uma invenção japonesa e que faz muito sucesso no país. Aliás, essa preparação ocidental sempre ganha um toque a mais e é bem comum encontrar sabores inusitados.

Receita de pizza de frango teriyaki

Pizza frango teriyaki

Teriyaki é um estilo de preparação em que a carne ou frango é marinado em molho oriental antes ou depois de ser grelhado. Na pizza, a combinação fica bem gostosa e não decepciona.

A receita abaixo rende duas pequenas de 20 cm ou uma de 40 cm. As pizzas japonesas não levam molho de tomate ou azeitonas, mas você pode acrescentar na hora de montar.

Ingredientes

80 gramas de coxa de frango;

½ colher de sopa de shoyu;

½ colher de sopa de saquê;

½ colher de sopa de mirin;

Uma pitada de açúcar;

½ colher de sopa de gengibre ralado;

40 gramas de cogumelos japoneses (pode ser shimeji, maitake ou shitake);

40 gramas de cebolinha japonesa (galesa);

100 gramas de queijo de sua preferência;

Sancho pepper;

Massa

100 gramas de farinha de trigo;

50 gramas de cake flour*;

½ colher de sopa de açúcar;

½ colher de sopa de sal;

1 colher de sopa de azeite de oliva;

90 ml de água filtrada;

1 colher de sopa de fermento biológico seco;

*A farinha para bolo é o cake flour comumente encontrado no Japão e Estados Unidos. Entretanto, caso não encontre por aqui, uma mistura básica serve de substituto.

Portanto, para cada xícara de farinha de trigo, retire duas colheres de sopa. Depois, substitua por duas colheres de sopa de amido de milho. Além disso, peneire para incorporar bem.

Modo de preparo

Primeiro faça o frango teriyaki. Misture o saquê, shoyu, mirin, açúcar e o gengibre ralado. Reserve. Corte o frango em tiras médias.

Colocando molho no frango teriyaki

Aqueça uma frigideira com um fio de óleo e grelhe os pedaços de frango igualmente em fogo médio. O ponto é um marrom claro. Desligue o fogo e retire o excesso (se tiver) de óleo com um papel toalha.

Adicione o molho e ligue em fogo baixo. Mexa bem dois lados até que os pedaços estejam marinados. Tome cuidado para não deixar queimar e o molho secar por completo. Coloque em uma tigela o frango, o molho residual e reserve.

Massa

Coloque a farinha de trigo, cake flour, açúcar, sal, azeite de oliva e o fermento biológico diluído em 90 ml de água em um recipiente. Use o processador, batedeira ou sove a massa com a mão para incorporar todos os ingredientes.

Salpique um pouco de farinha de trigo em uma superfície lisa e corte a massa ao meio. Faça duas bolinhas. Molhe os dedos no azeite e unte dois recipientes para deixar descansando. Passe um pouco de óleo na superfície das bolinhas para evitar que ressequem.

Cubra com um pano de cozinha e deixe em um ambiente morno (35 graus em média) por 1 hora. Pode ser dentro do micro-ondas ou do forno desligado.

A massa deve dobrar de tamanho. Agora, é só colocar um pouco de farinha de trigo em uma superfície e abrir a massa com os dedos delicadamente do centro para as extremidades até alcançar 20 cm de diâmetro. Igual se faz com massa de esfiha. Coloque o disco em um pedaço de papel manteiga.

Montagem

Corte a cebolinha japonesa e o cogumelo em fatias. Tempere com sal, pimenta do reino e azeite de oliva a gosto.

Coloque por cima da massa e depois coloque o frango teriyaki e o molho. Adicione as fatias de queijo picado de sua preferência por cima.

Pré aqueça o forno em 200 graus. Depois, coloque a pizza a 250 graus por quatro a cinco minutos. Regule esse tempo de acordo com a potência de seu forno.

Quando o queijo derreter e a massa ficar levemente dourada a pizza de frango teriyaki estará pronta. Ela fica crocante e muito saborosa. Depois de pronta salpique a pimenta sancho por cima.

Leia também

10 sabores de pizza inusitadas que você só encontra no Japão

Tokyo Neapolitan: os japoneses estão fazendo pizzas deliciosas

Naigai cha: chá de queijo faz sucesso e vira tendência no Japão

A massa pode ficar no congelador por até dois dias e para usar é só deixar descongelando em temperatura ambiente.

Gostou do artigo? Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Receita de pizza de frango teriyaki
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link