Bunka no Hi, ou simplesmente o Dia da Cultura é um feriado nacional do Japão. Ele acontece todos os anos no dia 3 de novembro, mas não é uma festividade tão antiga na história japonesa (apesar de ser uma tradição).
O Bunka no Hi é um feriado criado após a derrota japonesa na segunda guerra mundial e da nova constituição pacifista do país. No entanto, tem raízes anteriores a esse período.
Meiji Setsu
O período da Restauração Meiji foi um momento extremamente importante. Ficou marcado pela transição de um Japão feudal a uma das maiores potências industriais do mundo.
Foi durante o período Meiji que a população japonesa saiu das áreas rurais, foi habitar as cidades e por consequência expandir.
A rápida industrialização criou um estado de bem estar nunca visto na sociedade japonesa criando oportunidades de empreendimento impossíveis durante o período Edo.
Por esses e muitos outros motivos, o aniversário do Imperador Meiji era celebrado pela população japonesa. Mitsuhito (Meiji) nasceu dia 03 de novembro de 1852.
A data foi celebrada até a sua morte em 1912. A partir do ano de 1927, ficou estabelecido que o dia 03 de novembro seria o feriado Meiji Setsu em homenagem ao Imperador Meiji.
Nasce o dia da cultura
Quando o Japão aceitou a rendição incondicional aos EUA e aliados, obrigaram o então Imperador Hirohito a abdicar de status de divindade e de seus poderes políticos.
No entanto, isso não bastou para que o exército e o governo dos EUA. Eles queriam descontruir a imagem do Imperador e da linhagem real.
Então, uma série de medidas foram adotadas para impedir o culto a personalidade do(s) Imperador(es). Entre elas foi o fim do feriado Meiji Setsu.
No entanto, com a driação da Lei de Feriados Nacionais nasceu o Bunka no Hi (Dia da Cultura). Essa data ficou definida como um dia para amar a paz e a liberdade, além de promover a cultura japonesa.
Os pontos altos do feriado
É durante o Bunka no Hi que os museus do Japão registram um número de visitantes muito superiores aos dias comuns.
Feiras, procissões, exposições de teatro tradicional, moda tradicional e contemporânea e tudo o que estiver relacionado a cultura produzida no Japão recebe espaço nesse dia.
Também acontece a Cerimônia de Premiação da Ordem da Cultura Nascente, a maior honraria concedida pelo estado japonês.
No Bunka no Hi de 2019 , o cosmonauta russo Sergei Krikalev recebeu a Ordem do Sol Nascente, a maior honraria concedida pelo estado. Já o desenvolvedor de games, Shigeru Miyamoto recebeu o prêmio Pessoa de Mérito Cultural.
Leia também
Akita Kanto Matsuri: conheça o festival de lanternas japonesas
Hanabi: o tradicional festival de fogos de artifício no Japão
Onbashira Matsuri: Festival mais perigoso do Japão
O Bunka no Hi é uma data muito especial para os japoneses, afinal, mantém toda a cultura e tradição milenar nas ruas de todo o país.
Visitantes e turistas estrangeiros têm uma grande oportunidade para observar algumas das incontáveis tradições culturais locais.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.