Kodawari é um termo para explicar a busca constante pela perfeição, com esforço, dedicação, compromisso, paixão, insistência, mas de forma leve e suave. Com atenção e apreciação dos detalhes, mas sem ficar preocupado em atingir alguma coisa. No entanto, de forma quase obstinada.
Kodawari
Essa busca pela qualidade constante é a razão para tudo ser feito com maestria e perfeição no Japão. O objetivo não é chegar no resultado logo, mas dedicar tempo suficiente, aprender com os erros, corrigir as falhas e aperfeiçoar a técnica.
Por exemplo, a cerimônia do chá é um bom exemplo do kodawari. O ritual é feito lentamente, com concentração, todos os processos são apreciados detalhadamente e no tempo que precisar. A prática leva anos até chegar a perfeição e ela pode nunca chegar.
Enquanto isso tomar o chá é apenas uma das etapas e não um objetivo que deve ser alcançado imediatamente.
No kodawari, a pessoa que faz a cerimônia do chá irá dar o seu melhor toda vez e cada vez atingirá um resultado diferente, mas com maestria e por consequência se sentirá satisfeito e realizado.
O Kodawari pode ser aplicado para tudo e por isso não existe uma definição única, mas um conceito universal.
É aquele pequeno produtor que dedicou anos de sua vida para aperfeiçoar suas técnicas de agricultura para colher uma fruta perfeita.
Leia também
Ganbatte representa a força do povo japonês em dar seu melhor sempre
Hachimaki: conheça o significado por trás da bandana japonesa
Wa: entenda a arte da harmonia japonesa dentro da sociedade
O artesão que leva meses para pintar uma única peça, a costureira que faz vestidos há anos e por isso suas roupas são únicas com design exclusivo e acabamento perfeito.
No kodawari não existe atalho, é tudo fruto de paciência, dedicação e empenho. É o responsável pelas pessoas continuarem buscando dar o seu melhor, seja na sua profissão ou não.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.