Quem é Shinjiro Koizumi, a estrela em ascensão no Japão

Shinjiro Koizumi, 38 anos, é um nome em ascensão na política japonesa e entrou para a lista de 100 líderes promissores da revista Times, segundo o NHK.

Shinjiro Koizumi

Ministro do meio ambiente

Ele é o segundo filho do ex primeiro ministro Junichiro Koizumi e foi nomeado ministro do meio ambiente pelo primeiro ministro Shinzo Abe em setembro de 2019.

Com 38 anos, ele se tornou o terceiro ministro mais novo desde a II Guerra Mundial. Além disso, vem sendo apontado pela mídia japonesa como o sucessor de Shinzo Abe, que ficará no cargo até 2022.

Polêmicas

Em agosto causou polêmica ao ter dito considerar tirar a licença paternidade quando seu filho nascer quando anunciou seu casamento com a apresentadora Christel Takigawa, 42 anos, que está grávida.

Shinjiro e Christel

Apesar do governo japonês ter lançado campanhas incentivando homens a tirarem a licença, ainda existe uma grande resistência entre as pessoas e no meio político.

Ele seria o primeiro ministro a ficar afastado por conta da paternidade e isso já causou um alvoroço na mídia. Na época classificou os comentários com criticismo e afirmou que o Japão era muito rígido.

As pessoas o chamam pelo primeiro nome, já que seu pai é bastante famoso no Japão por ter atuado como primeiro ministro até se aposentar em 2006.

Shinjiro tem mestrado em ciências políticas pela Universidade de Columbia de Nova York e trabalhou como pesquisador em Washington.

Leia também

Quem são as personalidades das novas cédulas de dinheiro do Japão?

As dez personalidades mais populares do Japão ao redor do mundo

Shinzo Abe é o terceiro primeiro ministro a mais tempo no poder 

Ele é do partido liberal democrata (LDP) e foi eleito em 2009 ganhando a cadeira que era de seu pai. Aliás, ele é a quarta geração da família Koizumi a ocupar um cargo na Dieta e a se envolver com política.

Discreto

Tirando as polêmicas envolvendo seu nome no campo pessoal, sua atuação tem sido discreta e ele evita se posicionar publicamente nos assuntos mais delicados.

Seu pai Junichiro Koizumi era conhecido por ser contra as usinas nucleares no país depois do desastre de Fukushima e angariou fundos para ajudar as famílias de soldados americanos que ficaram doentes após ajudarem a limpar algumas áreas quando não se sabia da gravidade do acidente.

Abandonados pelos USA, soldados são ajudados pelo Japão

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Shinjiro Koizumi

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link