Shokupan: aprenda a fazer esse pão japonês fofo

O Shokupan é um pão tradicional de leite com a massa bem fofinha e uma densa casquinha. Vendido em peça inteira lisa ou formato de montanha, cada região do Japão prefere uma espessura de fatia. Em Kanto as pessoas preferem fatias finas, já em Kansai é comum ver pedaços grossos.

Fatias de shokupan com manteiga

Receita de shokupan

Shokupan Yamashoku

Ingredientes

330 gramas de farinha de trigo;

110 gramas de TangZhong*;

80 ml de leite;

56 gramas de manteiga sem sal;

50 gramas de açúcar;

1 ovo grande;

1 colher de sopa de fermento em pó;

TangZhong – (Responsável por deixar o pão fofo)

100 ml de leite ou água;

2 colheres de sopa de farinha de trigo.

Modo de preparo

Aqueça uma panela e misture o leite ou água com a farinha de trigo em fogo baixo e mexa sempre. O objetivo é ter uma textura grossa e meio parecido com mingau. Reserve e deixe esfriando em temperatura ambiente. O ideal é deixar o TangZhong pelo menos um dia e guardar na geladeira até fazer o pão.

TangZhong
TangZhong

Em uma tigela coloque a farinha de trigo, o açúcar, sal, fermento, pasta TangZhong, ovo e leite. Você pode fazer essa etapa em uma batedeira ou sovar a massa na mão. Se precisar acrescente mais leite.

A consistência é uma massa lisa, uniforme e meio pegajosa ainda. Faça uma bola, abra e coloque a manteiga ao meio, feche e continue sovando até a manteiga absorver por completo.

O ponto é esticar a massa com os dedos e ela não rasgar, bem elástica e resistente. Molde uma bola bem lisinha. Coloque um pouco de farinha de trigo em uma tigela ou prato e coloque a massa para descansar. Cubra com filme plástico e deixe por duas horas em temperatura ambiente.

A massa dobrará de tamanho. Divida em três porções iguais, forme bolinhas e cubra com papel filme. Deixe descansando por 15 minutos.

Abra uma bolinha e estique a massa em formato retangular. Feche as bordas de cada lado e enrole. Repita esse processo com as outras duas.

Abrindo e enrolando a massa

Depois, cubra com papel filme e deixe por mais 15 minutos. Ajeite os rolinhos lado a lado em uma forma retangular untada. Cubra com papel filme e deixe descansando por 1 hora e meia em temperatura ambiente para ela dobrar de tamanho. Pré aqueça o forno em 190 graus.

Leia também

Aprenda a fazer uma receita de Kare Pan – pão recheado com karê 

Aprenda a fazer receita de oyakodon tradicional 

Aprenda fazer receita de pão de creme japonês 

Pincele ovo batido na superfície e leve ao forno por 20 minutos. Depois, baixe a temperatura para 175 graus e cubra o pão com papel alumínio e asse por mais dez minutos. Deixe esfriar e sirva.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Receita de shokupan
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link