Vacas no Japão recebem listras de zebra para manter os insetos longe

A técnica inusitada foi colocada em prática com sucesso em vacas no Japão. O Aichi Agricultural Research Center apareceu em reportagem do NHK ao pintar listras nos animais para afastar os insetos e testar uma teoria de que as zebras têm uma proteção natural contra insetos.

As vacas que receberam a pintura passaram a sofrer 50% menos ataques. Eles usaram uma tinta a base de água e lavável nos animais.

Pelo visto as listras confundem o sistema motor e de detecção de movimentos e as moscas não conseguem pousar direito.

Vaca com e sem pintura

Além disso, segundo reportagem do CNN, cientistas da Universidade Eotvos Loran da Hungária chegaram a mesma conclusão em um artigo no Royal Society Open Science Journal.

Eles testaram a teoria em manequins pintados com diferentes padronagens e colocaram fitas adesivas para prender os insetos. Os que tinham cores mais escuras tinham mais insetos presos nas tiras. Já os manequins com listras contabilizaram menos.

As picadas de insetos são um problema para quem cria vacas e cavalos, pois além de transmitir doenças, irritam e estressam os animais.

Leia também

Salamandra gigante do Japão é segundo maior anfíbio do mundo 

Víbora Mamushi é uma das mais venenosas do mundo 

Os 8 insetos do Japão mais assustadores

O assunto já foi assunto de outros artigos científicos e todos tiveram a mesma conclusão: as listras das zebras tem bem mais funções do que a camuflagem.

Outra teoria diz que as moscas e pernilongos ficam confusas com as listras e não conseguem pousar, já que os olhos desses insetos tem pouca resolução.

Fontes: NHK, CNN, New York Post, Whashigton Post, The Guardian.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link