Café com ovo cru já foi tendência de Osaka (com receita)

Café com ovo cru é uma mistura incomum para a maioria das pessoas. No entanto, essa bebida ficou muito famosa em Osaka em 2014 e depois se espalhou para outros locais, segundo reportagem da Fuji TV da época.

O Café vietnamita Giang tem duas lojas na Chinatown em Yokohama e vende o café. O dono queria fazer um cappuccino em 1946, mas na época o leite estava muito caro, por isso usou ovo de substituto.

Cappuccino com ovo cru do café Giang

Aliás, essa é uma bebida comum no Vietnã. Em uma época que o leite estava escasso durante a guerra do Vietnã, as pessoas passaram a usar o ovo cru para oferecer cremosidade ao café.

Quem já provou disse que o gosto do café não é alterado pela gema. Na verdade, fica bem cremoso, gostoso e até mais suave.

Outro país que tem o costume de usar ovos crus no café é a Noruega, assim como a Suécia. A adição do ovo tem dois propósitos básicos. Ajudar a borra do café flocular e permitir que ela afunde mais rápido.

Além disso, parece que as proteínas se ligam aos polifenóis adstringentes e transformam em complexos insolúveis deixando o café menos amargo, de cor mais clara e sabor suave.

Para fazer o café, se usa apenas a gema crua. Se ficou curioso, vamos deixar a receita para tentar em casa.

No Japão é muito comum usar ovo cru em preparações, mas devem ter cuidados básicos, pois pode ser perigoso.

Se tiver a oportunidade use ovos orgânicos que foram armazenados de forma adequada e não usar se a casca tiver fissuras, pois são aberturas para contaminações por bactérias. Já o ovo pasteurizado é a escolha mais segura.

Leia também

Komeda’s Coffe: Conheça a popular rede de cafeteria japonesa 

Confira opções saborosas de café enlatado no Japão 

Habushu é bebida para os corajosos no Japão 

Receita de café com ovo cru

copo de café com ovo cru

Prepare o café como faria normalmente para encher meia xícara. Quebre um ovo e descarte a clara.

Bata com um fouet a gema com três colheres de sopa de leite condensado até ficar bem fofo e com uma cor de amarelo claro.

Se preferir use um mixer ou uma batedeira. Adicione a mistura por cima do café. Se quiser, coloque um fio de café por cima antes de servir para que ele fique igual ao da foto acima.

Se não gostar de café adocicado, é só não usar o leite condensado que o resultado será saboroso também.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Café com ovo cru

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link