Fazer compras com avatar robô no Japão já é possível

A empresa ANA inaugurou em dezembro uma loja tecnológica onde os clientes podem usar um avatar robô (new me – novo eu) no Japão com câmera integrada para fazer compras.

Avatares em meio a pessoas

Com 1.5 metro de altura, ele é controlado a distância através do computador do cliente. Um tablet é posicionado na parte superior e mostra o rosto de quem compra em tempo real. Com rodinhas, se movimenta com facilidade pelo chão da loja.

New me e vendedora

A vendedora mostra os produtos e informações para escolha e do outro lado será possível ver tudo com qualidade HD 2k. Depois, o pagamento é feito online pelo cartão de crédito e a compra é entregue na casa da pessoa.

A empresa ANA pretende colocar 1.000 avatares no Japão até a chegada das olimpíadas Tokyo 2020. Além disso, essa tecnologia será útil para que os idosos e pessoas desabilitadas participem mais ativamente da sociedade, além de facilitar a comunicação, entre outros.

O vídeo abaixo é em japonês, mas dá para entender como ele poderá ser aplicado no cotidiano e como funciona.

Alguns new me estarão disponíveis no distrito Nihombashi em colaboração com a empresa Isetan Mistuokoshi Holdings.

Segundo reportagem do NHK, o casal Miki Higashi e Hiroyuki Higashi testaram o avatar e aprovaram. Depois que tiveram um filho é mais difícil sair de casa para fazer compras e por isso foi muito cômodo e fácil.

Até agora, 25.000 pessoas se registraram na plataforma avatar-in para usar esse serviço e essa será a tendência das compras online no Japão.

Sociedade 5.0

Segundo a empresa esse é o primeiro passo na construção da sociedade 5.0 e que interage online em espaços físicos.

Leia também

Estação nova Takanawa Gateway terá loja automatizada, robôs e AI

Governo já cria incentivos para criação de rede 6G no Japão

Robôs feitos pela Toyota trabalharão nas Olimpíadas Tokyo 2020 

Com o avatar new me, eles desejam conectar as pessoas ao redor do mundo, segundo o presidente da empresa Shinya Katanozaka.

Com a evolução das tecnologias robóticas, o objetivo é usar os óculos de realidade virtual VR/AR e a inteligência artificial para deixar a experiência mais realística para usar os avatares para viajar, ver shows e até visitar parentes distantes,

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Avatar robô da empresa ANA
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link