No final do ano é tradição ver hagoita por quase todos os lados no Japão. Existe até um mercado específico dessas raquetes japonesas.
Hagoita
A raquete japonesa e uma peteca eram usadas na brincadeira hanetsuki típica de final de ano. Antigamente era muito popular entre meninas e a hagoita tinha padronagens tradicionais do teatro kabuki ou de símbolos auspiciosos.
Enquanto o jogo não permaneceu em alta, a raquete continuou útil como item decorativo e para presentear. Além disso, quando nasce uma menina é comum dar de presente para desejar boa saúde.
Geralmente de tamanho retangular é pintada com laca na madeira ou colagem com seda ou papel washi.
Hanetsuki
A brincadeira hanetsuki chegou ao Japão no período Muromachi (1337-1587). Inicialmente era jogado por pessoas da corte imperial.
Já o nome do jogo faz alusão as libélulas. Naqueles tempos, esse inseto fazia um papel importante na economia local, pois comia moscas e predadores que atrapalhavam a colheita de arroz.
No período Sengoku durante o meio do século 15 e o começo do século 17, acreditava-se que a raquete afastava maus espíritos.
No entanto, foi no período Edo que elas ficaram populares para presentear familiares e amigos para desejar boa fortuna no ano novo.
Nesse período surgiram os modelos mais bonitos do tipo oshie. Pano, seda ou washi recortado é recheado com algodão deixando um aspecto tridimensional.
Leia também
Resoluções do ano novo japonês para inspirar
Hatsuyume: descobrindo a sorte pelo primeiro sonho do ano novo
Museu Fukugawa Edo mostra réplica de aldeia antiga de Tokyo
Alguns modelos eram fabricados com fios de ouro e prata e surgiram muitos tipos diferentes até ser padronizado pelo governo feudal. Atualmente é possível encontrar desde os modelos mais simples e baratinhos até os mais elaborados.
A feira anual acontece no templo Senso-ji em Asakusa realizado em dezembro. Lá será possível encontrar hagoita de todos os tamanhos, padronagens e preços para presentear ou decorar a casa.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.