Imperatriz Masako completa 56 anos e dá sua primeira declaração

A Imperatriz Masako fez aniversário no dia 9 de dezembro e fez o primeiro comunicado após o entronamento de Naruhito.

Naruhito e Masako em comunicado oficial de aniversário

Ela expressou gratidão por ter sido bem recebida pelo povo e afirmou estar feliz e aliviada. Ainda disse ter encontrado muitos rostos felizes em várias partes do Japão que se transformarão em preciosas memórias e serão importantes para seguir em frente.

Masako demonstrou estar bem em seu papel como Imperatriz e com suas obrigações. Ainda agradeceu o suporte de Naruhito, esperava melhorar sua saúde para dar mais suporte ao Imperador e seu trabalho com o povo.

Ela estar feliz é um ponto importante e que causava dúvidas nas pessoas, ja´que ela ainda está se recuperando de suas doenças mentais.

Tudo por conta de seu passado atribulado com as obrigações da família real. Ela ficou durante anos afastada de aparições públicas e eventos por ter sofrido crises de estresse em uma época em que estava sendo atacada pela mídia.

Formada na Harvard e diplomata, Masako tinha sua carreira e era uma mulher independente antes de se casar com o Imperador Naruhito. Além de ter tido que largar sua profissão, ela passou a ser muito cobrada para ter um herdeiro.

Leia também

Conheça mais sobre a princesa Masako, que virará imperatriz do Japão em 2019

Naruhito ascende ao trono crisântemo e marca começo da era Reiwa

Conheça Naruhito, o Imperador do Japão

Seu estilo de vida também era criticado e ela não podia ir ao teatro ou a um desfile de moda sem receber comentários maldosos sobre como deveria ser seu comportamento como parte da família real japonesa. Queriam que ela abandonasse sua vida social.

Por conta do estresse, Masako teve um aborto espontâneo em 1999. Quando engravidou aos 40 anos deu a luz a uma menina, a princesa Aiko em 2001.

Então, desde 2004 foi diagnosticada com exaustão por estresse com sintomas de depressão. Por isso não participava dos compromissos da família real.

Em recuperação

Portanto, até hoje tem acompanhamento médico. Por isso, sua saúde gerava muitas especulações na mídia japonesa e curiosidade na população. Seu médico liberou Masako para expandir suas atividades e aos poucos recupera sua confiança.

Ele ainda afirmou que Masako conseguiu participar de todos os compromissos do entronamento pelo seu senso de responsabilidade, mas que ela não está totalmente recuperada e tem seus altos e baixos. Por isso, ela precisa de suporte e continuar seu tratamento.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Imperatriz Masako
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link