Kit funerário DIY (faça você mesmo) é vendido no Japão

A empresa Tsubasa vende serviços funerários em Nagano no Japão. Segundo o site Sora News, um kit funerário DIY (Do It Yourself – faça você mesmo) começou a ser vendido.

Kit funerário

O kit inclui um caixão de madeira, travesseiro, manta e colchão. Além disso, contém uma urna para as cinzas, uma caixa para colocar ossos e três panos furoshiki. A empresa oferece também um pequeno livro com instruções para fazer uma cerimônia religiosa.

É uma opção mais em conta, já que serviços funerários costumam ser bem caros no Japão. Algo em torno de 2 milhões de ienes. Com 25.800 ienes é possível fazer os procedimentos básicos com o kit DIY da Tsubasa.

No entanto, será preciso contratar um profissional para fazer a maquiagem e proceder com os cuidados com o corpo, além de um serviço de cremação. O kit pode ser encontrado apenas no Japão no site oficial <Tsubasa Kit funerário>

Leia também

Cerimônias religiosas: como é um funeral no Japão?

Para onde vão as almas dos pets após a morte segundo o budismo

Rokuyo – a superstição japonesa que diz quais são os dias da sorte no Japão

Yuurei: por qual motivo os japoneses tem tanto medos destes fantasmas

99.82% dos mortos no Japão são cremados por falta de espaço e costumes religiosos (um mix entre budismo e shinto).

Incensos queimando

O ritual é basicamente shinto, enquanto as crenças vem do budismo. Não são todos os japoneses que podem arcar com custos funerários e covas comunitárias familiares para colocar várias urnas com cinzas é muito comum.

Nas lápides é possível ver vários nomes juntos. Geralmente essa pedra com as gravações já fica pronto e conforme as pessoas morrem, o nome que era pintado de vermelho perde a cor.

O caixão apenas serve para a cerimônia otsuya muito parecida com o velório e a kokubetsushiki onde as pessoas prestam suas condolências e respeito.

Depois da cremação, as cinzas podem ser divididas entre os familiares ou permanecer em uma urna para colocar no butsudan ou no cemitério compartilhado familiar.

Gostou do texto? Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Kit funerário DIY no Japão

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link