Sony comemora 25 anos desde o lançamento do console PlayStation

O console PlayStation foi lançado em 1994 e completou 25 anos no dia 3 de dezembro. Segundo comunicado oficial da Sony, 450 milhões de aparelhos foram vendidos até agora. Além disso, de acordo com o Guinness Book é o vídeo game que mais vendeu de todos os tempos.

PlayStation

Primeiro logo

O logo icônico foi feito pelo artista gráfico Manabu Sakamoto e virou símbolo da cultura pop. Ela simboliza paixão, felicidade e excelência, segundo Sakamoto.

Além disso, desperta nostalgia entre as pessoas. Ele sofreu alterações de cores de acordo com o tempo, mas continua com a mesma estética.

Todos os logos do PlayStation

O primeiro console de 64 bits da história foi o Sega Saturno, considerado por muitos amantes dos games como um dos melhores por causa de jogos, como Shenmue e Virtua Fighters.

No entanto, a Sony lançou o PlayStation poucos dias depois no dia 3 de dezembro. A disputa entre as duas companhias foi acirrada, mas o console da Sony se mostrou superior.

Em primeiro lugar pela quantidade e variedades de jogos lançados, mas principalmente pela qualidade gráfica superior.

Além disso, o controle Dual Analog de 1997 revolucionou o design e influenciou os concorrentes. Era a primeira vez que um controle tinha dois botões de ação, um para andar e outro para o personagem.

Mãos no controle do PlayStation

Isso mudou a dinâmica e deixou as mãos mais confortáveis. Depois foi seguido pelo revolucionário DualShock com mais botões e anatômico.

Sem chance para os concorrentes

Curiosamente o Sega Saturno foi o console mais popular da Sega, mas foi o que menos vendeu na história da companhia.

Quando o Nintendo 64 chegou ao mercado já era tarde demais, a Sony já estava estabelecida como marca líder e que direcionaria o futuro da indústria dos games.

Além disso, o Nintendo 64 ainda utilizava jogos em cartuchos gerando um custo e tempo para fabricação muito maior do que as mídias em CD do PlayStation.

A demora em lançar o novo console fez com que a Nintendo vendesse menos do que o Sega Saturno e trouxe perdas dolorosas.

A principal foi a saída das principais produtoras da empresa, a Square Soft, produtora da série Final Fantasy e Enix da série Dragon Quest, que passaram a trabalhar exclusivamente para o PlayStation.

Square Enix

Há alguns anos a Square Soft e a Enix se fundiram e formaram a Square Enix. A produtora está entre as melhores e mais competentes do mundo na criação de seus games (seja em termo gráfico ou em enredo e história).

Mais vendido

Consoles ps1, ps2, ps3 e ps4

Atualmente, o PlayStation está no console número 4 e é vendido em mais de 120 países. Sucesso absoluto, a Sony anunciou que após sete anos, o PlayStation 5 entrará no mercado no final de 2020 no período de festas.

Leia também

Ghost of Tsushima: o game que o levará ao ano de 1274 no Japão 

Shigeru Miyamoto é criador dos jogos icônicos da Nintendo

Como a empresa Nintendo surgiu? 

A empresa influenciou gerações inteiras com franquias de jogos que marcaram uma época. Só o PS2 vendeu 150 milhões de unidades e foi o que teve melhor marca até hoje.

Já o PS4 vendeu sozinho 100 milhões e ficou em segundo lugar na lista dos consoles que mais fizeram sucesso.

Nesses 25 anos, a Sony continuou ditando tendências e ainda é uma das líderes do mercado de vídeo game com seus consoles e jogos.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link