Aprenda a fazer receita de amazake usando panela elétrica

Amazake é uma bebida de saquê doce muito gostoso feita no Japão desde o período Kofun (300-538 AD). Conhecido pelas suas propriedades energéticas, é feita com arroz fermentado, não possui teor alcóolico e perfeito para épocas de calor.

Dizem que amazake tira a fadiga causada por altas temperaturas, cura ressacas, é bom para o fígado e uma delícia. Aprenda a fazer.

Receita de amazake

Amazake

Basicamente é uma mistura de arroz cozido com koji (usado para fazer missô) e água. A diferença para o saquê é que o amazake não usa levedura. Além disso, tem consistência cremosa já que não é filtrado.

A receita usa poucos ingredientes, no entanto, é preciso medir a temperatura para que o amazake fermente. O komekoji pode ser encontrado pronto em pacotes em lojas de produtos orientais.

O amazake é um ótimo substituto do iogurte para usar em receitas para quem é intolerante a lactose e livre de glúten.

Ingredientes

200 gramas de komekoji;

150 gramas de arroz japonês;

Água.

Modo de preparo

Faça 150 gramas de arroz japonês na panela elétrica. Coloque três medidas de água para uma de arroz. Use o copo medidor de sua panela e coloque na função para fazer mingau.

Se não tiver essa função, é só não deixar a água ferver e desligar antes. O objetivo é ter uma pasta cremosa. Retire a tigela com o arroz e deixe esfriar um pouco.

Com ajuda de um termômetro monitore e espere até chegar a 60 graus Celsius para colocar o komekoji. Se estiver mais quente ou frio, ele não fermentará direito.

Adicione o komekoji no arroz e misture bem. Coloque a tigela no suporte elétrico novamente, mas não tampe. Coloque o termômetro e cubra com um papel toalha.

Ligue a panela para manter a temperatura entre 55 a 60 graus e deixe por 8 horas. Se precisar, coloque mais papel toalha por cima. De tempos em tempos, misture tudo para ajudar a fermentação.

Leia também

Umeshu é bebida tradicional de ameixa japonesa (ume)

Bebidas do Japão: conheça energéticos e vitamínicos 

10 bebidas não alcoólicas populares no Japão 

Depois, é só deixar esfriar em temperatura ambiente e armazenar na geladeira por até 10 dias. Se preferir, pode congelar.

Essa pasta pode ser consumida pura ao misturar com água com pedras de gelo ou usar para fazer smoothies com banana e leite. Fica uma delícia.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Receita de amazake

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link