O governo japonês desenvolverá um aplicativo para celulares para facilitar a identificação de Zairyu Card falso, como tentativa de reprimir as violações das leis de vistos.
O aplicativo, destinado a potenciais empregadores de trabalhadores estrangeiros, poderá ler os dados armazenados nos chips incorporados no Zairyu Card e confirmar se os dados correspondem às informações listadas nos cartões, como nome e status residencial.
O governo pretende introduzir o aplicativo até o final de 2020, disseram as autoridades.
O número de residentes estrangeiros vem aumentando a cada ano, atingindo cerca de 2,83 milhões no final de junho do ano passado, mais do que os 2,03 milhões registrados no final de 2012, segundo a Agência de Serviços de Imigração.
Número de Zairyu Cards falsos aumenta
O número de prisões resultantes da posse ou uso de Zairyu Cards falsificados também aumentou, chegando a 620 em 2018, um aumento de 1,6 vezes em relação ao ano anterior, segundo a polícia.
Os documentos para estrangeiros listam informações dos titulares, incluindo nomes, datas de nascimento, nacionalidade, status residencial e período de estadia.
Os cartões costumam ser usados para conseguir outros empregos além daqueles permitidos pelo tipo de visto ou para permanecer no país além do período permitido. Em alguns casos, eles são usados para assinar contratos de empréstimo em bancos.
Embora o holograma na superfície dos cartões tenha sido falsificado, até agora não houve nenhum caso de falsificação de chips IC, informou a agência.
O aplicativo previsto permitiria que o chip IC de um cartão de residência fosse lido apenas segurando um smartphone sobre o cartão. O governo destinou cerca de 130 milhões de ienes (US $ 1,2 milhão) em seu orçamento extra para o atual ano fiscal para custos de desenvolvimento.
Leia também
- Estrangeiros desconhecem leis e isso causa aumento de prisões no Japão
- Conheça golpes no Japão mais usados contra turistas e estrangeiros
- Confira quais são as cidades do Japão com mais estrangeiros
A agência espera que empresas de médio e pequeno porte utilizem o novo aplicativo ao contratar trabalhadores estrangeiros.
Espera-se que mais estrangeiros morem no Japão sob um novo sistema de vistos lançado em abril do ano passado para lidar com a falta de mão-de-obra.
O governo espera que até 345.150 estrangeiros adquiram um status de residente recém-criado que conceda o direito de trabalhar em 14 setores, como construção, agricultura e assistência de enfermagem, por até um total de cinco anos.