Nengajo: cartão do ano novo ainda faz sucesso no Japão

Apesar de muita gente ter deixado de mandar cartas e cartões pelo correio com o uso das redes sociais, e-mails e aplicativos de mensagens, no Japão uma tradição continua. O nengajo ou nenga-hagaki, o cartão do ano novo ainda é muito utilizado.

Nengajo

Nengajo nezumi

O nengajo é um cartão decorado com o animal do ano do juunishi, o zodíaco japonês. Em 2020 será o ano do rato. O correio do Japão se prepara para entregar 1.28 bilhões de nengajo em 2020 por todo o país.

Isso dá uma média de 15 cartões enviados por pessoa. Os japoneses mandam a seus familiares, colegas de trabalho e amigos que foram importantes no ano anterior.

Segundo informações do Japan Times, as entregas começaram dia 01 de janeiro às 08hs e seguirá pelos próximos 10 dias.

A tradição de enviar cartões começou no período Heian (794-1185). Os nobres começaram e enviar cartões de ano novo para as pessoas que viviam longe.

Em 1871, o Japão passou a ter um serviço de envio de cartões comemorativos seguindo os padrões da Europa. Desde então, enviar um postal de ano novo virou tradição entre todas as pessoas.

O objetivo é mostrar gratidão ou manter contato. Se receber um nengajo é esperado que envie um de volta a não ser que a família esteja de luto pela morte de alguém.

Leia também

Zodíaco japonês: 2020 será o ano do rato (nezumi) no Japão

Você se identifica com seu signo japonês? Parte 1

Você se identifica com seu signo japonês? Parte 2 

Nesse caso, existe um cartão específico para demonstrar luto, o mochuu hagaki. O Japan Post começa a aceitar envios a partir do dia 15 de dezembro, mas se mandar até o dia 25, o cartão provavelmente chegará dia 01.

O dia 03 é o último do período de feriados do ano novo, mas a data limite para receber um nengajo é  07 de janeiro. Depois disso, começam a ser enviados cartões de inverno (kanchu-mimai).

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Nengajo

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link