A Sony anunciou nesta semana, para surpresa de todos, seu primeiro carro-conceito Sony VISION-S, que apresenta alguns recursos inovadores.
Lançado na CES 2020, o novo automóvel apresenta um modelo futurista de um carro elétrico focado no conforto e segurança do passageiro, deixando a mecânica real de dirigir para o próprio carro.
Recursos como estacionamento automatizado e os alto-falantes individuais em cada assento são algumas das novidades apresentadas.
No momento, o carro é apenas um protótipo, portanto, não sabemos se ele estará disponível para compra.
Enquanto isso, confira alguns dos recursos do Sony VISION-S:
O protótipo Vision-S da Sony é um conceito de veículo que evolui continuamente. Ele será conectado à Internet e seu software será atualizado assim que estiver disponível.
A Sony prevê um mundo em que o motorista possa chamar o carro para a sua localização, ajustar todos os controles internos e até ter a música dos fones de ouvido continuamente tocando uma vez dentro do carro.
O carro possui sensores LIDAR, que usam pulsos de luz para detectar objetos e determinar a que distância estão.
Possui 33 sensores no total, dentro e fora do carro.
O carro terá um controle de direção avançado que permitirá seguir um carro na estrada a uma distância segura.
Também terá função de estacionamento automático.
Leia Mais
- Freio automático será obrigatório em carros no Japão a partir de 2021
- Carro voador no Japão é testado pela empresa NEC
- O que significam os adesivos para carros japoneses?
A Sony considera o monitoramento de 360 graus dos sensores um “casulo de segurança”.
Como medida de segurança adicional, os sensores internos monitoram as expressões faciais e a linguagem corporal para medir a concentração e a atenção. A Sony diz que os sensores também são confortáveis e ajustam a temperatura conforme necessário.
No futuro, a Sony prevê que o interior dos carros “evolua para um ambiente confortável, como o espaço dentro de uma sala de estar”.
Uma tela panorâmica e um veículo conectado à Internet permitirão aos passageiros assistir filmes ou vídeos enquanto viajam.
Cada assento terá alto-falantes individuais, para que os passageiros possam ouvir suas próprias músicas ou compartilhar a mesma mídia.
Os sensores dos carros terão a IA incorporada, para que o carro evolua para acomodar melhor o motorista.
A Sony diz que sua plataforma de veículos elétricos poderá suportar outros tipos de veículos, como SUVs.
Com tração nas quatro rodas e capacidade de acomodar confortavelmente quatro passageiros, o Sony Vision-S parece uma escolha surpreendentemente prática, se estiver disponível.
A velocidade máxima do carro é de 240 km/h, e pode ir de 0 a 100 metros em 4,8 segundos.
No momento, este é apenas um carro-conceito, portanto, não está claro se ele realmente existe, mas fornece uma visão interessante do que os fabricantes estão pensando no futuro.