Yamamba: bruxa das montanhas é yokai do período Heian

Yamamba, Yamanba, Yamauba, yama-uba, onibaba, são várias formas de chamar no Japão a bruxa das montanhas. Todas elas fazem referência a um dos yokais mais antigos do Japão.

Yamamba

Yamamba

A lenda mais antiga envolvendo yamamba (era chamada oni) pertence ao Konjaku Monogatari (contos do período Heian [794-1185]), mas existem várias versões adaptadas que foram surgindo ao longo dos anos.

No entanto, esse yokai passou a ser chamado de yamamba ou yamauba no período Muromachi (1336-1573).

Nos anos 2000 até virou uma tendência fashion (subcultura derivada do ganguro) quando mulheres usavam uma maquiagem fantamasgórica com olhos pretos em fundo branco.

Na lenda mais antiga, um monge budista fugia de uma tempestade, mas conseguiu se abrigar em uma cabana habitada por uma senhora idosa.

A mulher o convida para entrar, se secar, se aquecer ao fogo, comer e beber. No entanto, o avisa para não olhar dentro do quarto.

Quando ela sai para buscar mais lenha, o monge não consegue conter sua curiosidade e olha para dentro do cômodo. Aterrorizado, vê corpos em decomposição meio comidos. Então, ele sai correndo sem olhar para trás.

É isso, esse yokai come pessoas e em algumas histórias apenas criancinhas. Geralmente vive em locais montanhosos e cozinha comida para atrair pessoas. Um dia já foi humana, mas acabou se tranformando em monstro.

Leia também

Kodama: quem são os adoráveis seres espirituais da animação Princesa Mononoke? 

Zachiki warashi: fantasma de criança protege casas no Japão 

Folclore japonês: Conheça o Tengu 

Tem a forma de uma mulher idosa e aparentemente inofensiva, mas usa maltrapilhos e tem a boca grande de orelha a orelha.

Bruxa das montanhas

Oferece comida e abrigo a viajantes perdidos. Quando seus convidados pegam no sono, se transforma em um ser feio e demoníaco.

Usa magia em algumas histórias para alterar sua aparência e domina a arte de fazer poções. Em algumas lendas, ela ganha um sentido maternal ao virar a mãe de Kintaro e é contada de forma positiva.

Por ser um dos contos mais antigos do floclore japonês é difícil rastrear todas as lendas, mas quem nasce no Japão ouve pelo menos uma vez alguma história envolvendo yamamba.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Yamamba
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link