5 conceitos bonitos da filosofia japonesa para enriquecer seu dia a dia

Tem muita filosofia japonesa bonita e pode ser aplicada na vida mesmo que a cultura seja tão diferente da ocidental. Ter um outro viés sobre algo pode levar a reflexão ou inspirar mudanças que podem fazer a diferença com o poder dos pensamentos.

Conheça seis conceitos bonitos para enriquecer a vida.

Filosofias japonesas

1. Shinrin Yoku

Segundo alguns estudos estar em um ambiente cercado pela natureza e até mesmo ver fotos de locais assim pode ser benéfico para a saúde mental.

Além disso, pessoas que vivem perto de florestas e em meio a natureza geralmente tem cérebros mais saudáveis.

Shinrin Yoku é a filosofia japonesa que remete ao poder curativo da natureza. Praticantes tomam banhos de floresta para desestressar.

2. Kintsugi

Kintsugi é uma técnica de porcelanato em que pequenas rachaduras são cobertas com ouro. As peças quebradas ganham linhas finas e as marcas exaltam suas rachaduras.

As falhas devem ser usadas como lição e serem lembradas. Além disso, abraçar e empatizar os erros é uma forma de aprender com eles.

3. Yuugen

A beleza da sutileza e da ilusão é um conceito que preza a atenção aos pequenos detalhes que muitas vezes não são vistas ou não chamam a atenção. É como ler as entrelinhas ao ser observador e atencioso.

4. Ikigai

Essa filosofia japonesa ficou bem conhecida no ocidente graças a livros de autoajuda. É a arte de poder definir o propósito ou significado da vida com paciência e tempo.

A vida precisa de motivação e de um propósito para poder seguir em frente não importa qual. Todo mundo precisa disso para levantar da cama todos os dias. Ikigai é descobrir o que se ama para melhorar a existência.

Já falamos sobre essa filosofia aqui, se não viu, leia também

5. Oubaitori

A arte de não ficar se comparando com os outros é a filosofia oubaitori que é complementar ao ikigai. Uma forma de valorizar e acessar suas capacidades únicas.

Afinal, ficar fazendo comparações não leva a lugar algum e é apenas um gasto de energia que poderia ser redirecionado para seus próprios talentos.

Veja também

Filosofia japonesa
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link