Doutei: pessoas sem sucesso no amor comuns dos mangás

No anime e mangá é comum ter personagens Doutei. São estereótipos muito comuns divididos em vários tipos de acordo com sua sexualidade. O termo serve para homens e mulheres.

Na verdade, qualquer termo doutei é considerado pejorativo fora do mundo dos quadrinhos e animações (chamar alguém assim na vida real).

Isso porque esses personagens não são exatamente o exemplo admirado e geralmente são retratados de forma caricata e exagerada.

Inclusive, no Japão um mangá que retrata bem os doutei masculinos é o Rupo Chuunen Doutei que no Brasil foi traduzido como Virgem depois dos 30.

Conta a história de 8 homens virgens em adaptação da obra de um sociólogo com uma abordagem para mostrar esse real problema social do Japão. Tem críticas positivas e foi muito elogiado.

Capa do mangá Virgem de 40 anos

Shirouto Doutei

Esse é o grupo que já tive relações íntimas com alguém, mas apenas com profissionais do sexo por não ter sucesso no amor.

Portanto, é difícil achar alguém para se relacionar e por isso não possui experiência afetiva. Não se orgulham disso e se pudessem teriam relacionamentos normais, mas não conseguem. Ele/a ainda é visto como amador/a, um/a virgem graduado/a, digamos assim.

Esse termo geralmente aparece em mangás eróticos e da indústria pornográfica hentai. Portanto, cuidado ao digitar essas palavras no Google se estiver no trabalho.

Assim como aparece em mangá de temática LGBTQ+ (não é yuri), a exemplo do também elogiado, premiado e tocante My Lesbian Experience with Loneliness (Sabishisugite Rezu Fūzoku ni Ikimashita Repo).

My Lesbian Experience with Loneliness
Capa do mangá My Lesbian Experience with Loneliness

 

Uma autobigrafia de Kabi Nagata sob ponto de vista feminino com tradução em português a caminho. Do shirouto surge um outro grupo chamado Hidou.

Hidou Doutei

Esse tipo de pessoa não tem interesse algum em ter intimidades que levem a algo romântico ou amoroso. Quer apenas ter contato físico sem compromisso e prefere pagar por isso.

Shinsei Doutei

Virgem sem experiência alguma. Shinsei pode ser interpretado como sagrado. Aliás, chamar alguém de shinsei doutei é uma ofensa comum em fóruns de anime e mangá.

Leia também

Second Doutei

Second faz alusão ao baseball com o termo segunda base. É a pessoa que já teve uma vida normal com relacionamentos, mas ao passar dos anos a situação muda e não consegue mais.

Fica anos sem ter contato físico com outra pessoa. O motivo para isso acontecer pode ser um trauma amoroso, por desinteresse ou outros problemas.

Mahou Tsukai

Depois que um shinsei doutei completa 30 anos passa a ser considerado estranho demais. Alguém que é excluído da sociedade e perde o respeito. Então, começam os rumores sobre sua sexualidade.

No Japão é muito comum que homens e mulheres que passem dos 30 anos sem se casar, ter filhos ou sem relacionamento estável passem a ser olhados de forma diferente. Por isso, ouvem comentários desagradáveis e são discriminados/as.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link