No anime e mangá é comum ter personagens Doutei. São estereótipos muito comuns divididos em vários tipos de acordo com sua sexualidade. O termo serve para homens e mulheres.
Na verdade, qualquer termo doutei é considerado pejorativo fora do mundo dos quadrinhos e animações (chamar alguém assim na vida real).
Isso porque esses personagens não são exatamente o exemplo admirado e geralmente são retratados de forma caricata e exagerada.
Inclusive, no Japão um mangá que retrata bem os doutei masculinos é o Rupo Chuunen Doutei que no Brasil foi traduzido como Virgem depois dos 30.
Conta a história de 8 homens virgens em adaptação da obra de um sociólogo com uma abordagem para mostrar esse real problema social do Japão. Tem críticas positivas e foi muito elogiado.
Shirouto Doutei
Esse é o grupo que já tive relações íntimas com alguém, mas apenas com profissionais do sexo por não ter sucesso no amor.
Portanto, é difícil achar alguém para se relacionar e por isso não possui experiência afetiva. Não se orgulham disso e se pudessem teriam relacionamentos normais, mas não conseguem. Ele/a ainda é visto como amador/a, um/a virgem graduado/a, digamos assim.
Esse termo geralmente aparece em mangás eróticos e da indústria pornográfica hentai. Portanto, cuidado ao digitar essas palavras no Google se estiver no trabalho.
Assim como aparece em mangá de temática LGBTQ+ (não é yuri), a exemplo do também elogiado, premiado e tocante My Lesbian Experience with Loneliness (Sabishisugite Rezu Fūzoku ni Ikimashita Repo).
Uma autobigrafia de Kabi Nagata sob ponto de vista feminino com tradução em português a caminho. Do shirouto surge um outro grupo chamado Hidou.
Hidou Doutei
Esse tipo de pessoa não tem interesse algum em ter intimidades que levem a algo romântico ou amoroso. Quer apenas ter contato físico sem compromisso e prefere pagar por isso.
Shinsei Doutei
Virgem sem experiência alguma. Shinsei pode ser interpretado como sagrado. Aliás, chamar alguém de shinsei doutei é uma ofensa comum em fóruns de anime e mangá.
Leia também
- Homens japoneses se incomodam com esterótipos da masculinidade
- Soshukukei danshi: homens que não tem interesse amoroso
- Descubra os termos kuudere, yandere, dandere e tsundere
Second Doutei
Second faz alusão ao baseball com o termo segunda base. É a pessoa que já teve uma vida normal com relacionamentos, mas ao passar dos anos a situação muda e não consegue mais.
Fica anos sem ter contato físico com outra pessoa. O motivo para isso acontecer pode ser um trauma amoroso, por desinteresse ou outros problemas.
Mahou Tsukai
Depois que um shinsei doutei completa 30 anos passa a ser considerado estranho demais. Alguém que é excluído da sociedade e perde o respeito. Então, começam os rumores sobre sua sexualidade.
No Japão é muito comum que homens e mulheres que passem dos 30 anos sem se casar, ter filhos ou sem relacionamento estável passem a ser olhados de forma diferente. Por isso, ouvem comentários desagradáveis e são discriminados/as.