Com a proliferação do coronavírus COVID-19 no Japão e em diversos países do mundo, um outro problema avança com a mesma velocidade até agora, a fake news nas redes sociais.
E quão verdadeira é a informação sobre o coronavírus COVID-19 na web? Lavar o nariz com soro fisiológico? Rejeitar todos os pacotes entregues da China?
A internet está cheia de informações erradas sobre como se proteger do novo coronavírus. Veja o que realmente é verdade e o que é fake news sobre o COVID-19:
1- Lavar o nariz com soro fisiológico irá previnir a infecção
✘ MITO! De acordo com a Organização Mundial da Saúde, não há evidências para apoiar as alegações de que uma solução salina irá “matar” o vírus e protegê-lo.
2- Gargarejo bucal ajuda a conter a proliferação do vírus
✘ MITO! Certas marcas de enxaguatório bucal podem eliminar micróbios específicos da sua saliva por alguns minutos, mas, de acordo com a OMS, isso não protege você contra o novo coronavírus.
3- Comer alho ajuda e eleva a imunidade do corpo contra o COVID-19
✘ MITO! Atenção a essa fake news pois está se espalhando rápido nas redes sociaisl. Embora seja possível que o alho tenha algumas propriedades antimicrobianas, não há evidências para sugerir, a partir do atual surto de coronavírus, que comer alho protegerá as pessoas do vírus.
4- Vacinas contra a pneumonia e influenza (gripe) são eficazes contra o coronavírus
✘ MITO! As vacinas contra a pneumonia e influenza NÃO são eficazes contra o COVID-19. Pesquisas estão sendo feitas para desenvolver uma vacina.
5- Colocar produtos alvejantes sob o nariz oferece proteção?
✘ MITO! Desinfetantes à base de alvejante / cloro, solventes, 75% de etanol, ácido peracético e clorofórmio têm pouco ou nenhum impacto se você os colocar na pele. No entanto podem matar o COVID-19 em superfícies duras
6- Animais de estimação podem espalhar o coronavírus COVID-19
✘ MITO! Não há evidências que sugiram que animais de estimação, como cães e gatos, possam estar infectados ou transmitir o coronavírus.
Lavar as mãos regularmente com água e sabão após tocar o seu cachorro ou gato ajudará a impedir a propagação de bactérias que elas normalmente carregam.
7- Receber encomendas e cartas da China é perigoso
✘ MITO! As pessoas que recebem encomendas da China não correm o risco de contrair o novo coronavírus, pois o vírus não sobrevive por muito tempo nos objetos como caixas e cartas.
Devido à fraca capacidade de sobrevivência do coronavírus nas superfícies, existe um risco muito baixo de propagação de produtos ou embalagens que são enviados por um período de dias ou semanas.
8- Cozinhar bem alimentos crus e evitar contato direto com pessoas doentes
✓ FATO! Para evitar uma infecção por coronavírus, sempre cozinhe bem os alimentos crus. Também é aconselhável evitar o contato direto com pessoas doentes.
9- Mantenha as mãos sempre limpas e use um lenço na hora de espirrar
✓ FATO! Lavar frequentemente as mãos com água e sabão pode ajudar a prevenir uma infecção. Você também pode usar um gel desinfetante à base de álcool.
Se você precisar tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o braço (na altura do cotovelo). Se você contraiu a doença sem saber, tossir ou espirrar dessa maneira pode ajudar a reduzir a propagação.
Leia também
- Coronavírus: Veja a taxa de mortalidade do COVID-19 por idade, sexo e doenças pré-existentes
- Novo coronavírus: Governo japonês divulga guia de prevenção
Como você pode ver, existem muitas “fake news” na web e é importante se informar através de canais oficiais de organizações de saúde reconhecidas. Listamos algumas delas:
- WHO (World Health Organization)
- Ministério da Saúde (Brasil)
- Ministry of Health, Labour and Welfare (Japão)
Fonte: WHO (World Health Organization)