Fatos e mitos sobre o Coronavírus COVID-19

Com a proliferação do coronavírus COVID-19 no Japão e em diversos países do mundo, um outro problema avança com a mesma velocidade até agora, a fake news nas redes sociais.

E quão verdadeira é a informação sobre o coronavírus COVID-19 na web? Lavar o nariz com soro fisiológico? Rejeitar todos os pacotes entregues da China?

A internet está cheia de informações erradas sobre como se proteger do novo coronavírus. Veja o que realmente é verdade e o que é fake news sobre o COVID-19:

1- Lavar o nariz com soro fisiológico irá previnir a infecção

✘ MITO! De acordo com a Organização Mundial da Saúde, não há evidências para apoiar as alegações de que uma solução salina irá “matar” o vírus e protegê-lo.

2- Gargarejo bucal ajuda a conter a proliferação do vírus

✘ MITO! Certas marcas de enxaguatório bucal podem eliminar micróbios específicos da sua saliva por alguns minutos, mas, de acordo com a OMS, isso não protege você contra o novo coronavírus.

3- Comer alho ajuda e eleva a imunidade do corpo contra o COVID-19

coronavírus COVID-19

✘ MITO! Atenção a essa fake news pois está se espalhando rápido nas redes sociaisl. Embora seja possível que o alho tenha algumas propriedades antimicrobianas, não há evidências para sugerir, a partir do atual surto de coronavírus, que comer alho protegerá as pessoas do vírus.

4- Vacinas contra a pneumonia e influenza (gripe) são eficazes contra o coronavírus

coronavírus COVID-19

✘ MITO! As vacinas contra a pneumonia e influenza NÃO são eficazes contra o COVID-19. Pesquisas estão sendo feitas para desenvolver uma vacina.

5- Colocar produtos alvejantes sob o nariz oferece proteção?

✘ MITO! Desinfetantes à base de alvejante / cloro, solventes, 75% de etanol, ácido peracético e clorofórmio têm pouco ou nenhum impacto se você os colocar na pele. No entanto podem matar o COVID-19 em superfícies duras

6- Animais de estimação podem espalhar o coronavírus COVID-19

coronavírus COVID-19

✘ MITO! Não há evidências que sugiram que animais de estimação, como cães e gatos, possam estar infectados ou transmitir o coronavírus.

Lavar as mãos regularmente com água e sabão após tocar o seu cachorro ou gato ajudará a impedir a propagação de bactérias que elas normalmente carregam.

7- Receber encomendas e cartas da China é perigoso

coronavírus COVID-19

✘ MITO! As pessoas que recebem encomendas da China não correm o risco de contrair o novo coronavírus, pois o vírus não sobrevive por muito tempo nos objetos como caixas e cartas.

Devido à fraca capacidade de sobrevivência do coronavírus nas superfícies, existe um risco muito baixo de propagação de produtos ou embalagens que são enviados por um período de dias ou semanas.

8- Cozinhar bem alimentos crus e evitar contato direto com pessoas doentes

✓ FATO! Para evitar uma infecção por coronavírus, sempre cozinhe bem os alimentos crus. Também é aconselhável evitar o contato direto com pessoas doentes.

9- Mantenha as mãos sempre limpas e use um lenço na hora de espirrar

✓ FATO! Lavar frequentemente as mãos com água e sabão pode ajudar a prevenir uma infecção. Você também pode usar um gel desinfetante à base de álcool.

Se você precisar tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o braço (na altura do cotovelo). Se você contraiu a doença sem saber, tossir ou espirrar dessa maneira pode ajudar a reduzir a propagação.

Leia também

Como você pode ver, existem muitas “fake news” na web e é importante se informar através de canais oficiais de organizações de saúde reconhecidas. Listamos algumas delas:

Fonte: WHO (World Health Organization)

coronavirus

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link