Os castelos do Japão já são pontos turísticos populares em qualquer época do ano. No entanto, na temporada do desabrochar das flores de cerejeira (sakura) eles ficam muito mais bonitos e agradáveis.
O país tem muitos castelos espalhados por conta do período Sengoku-jidai no século 15. O poder do governo estava enfraquecido e muitos lordes feudais construíram castelos bem protegidos.
Muitos locais se tornaram cidades de castelo e viraram símbolos históricos. Existe toda uma economia girando em torno deles até os dias atuais com turismo.
Conheça alguns castelos com jardins de sakura e vistas privilegiadas do desabrochar das flores para visitar.
Castelo de Osaka
Esse castelo do Japão foi construído em 1583 e foi reconstruído em 1931. No local acontece um evento chamado Sakura Matsuri entre meados de março a abril e variam de acordo com as previsões anuais.
O Nishinomaru Garden recebe iluminações especiais noturnas e é possível fazer um hanami. É de lá é que saem as melhores fotos das flores de cerejeira e do castelo. Além disso, é muito gostoso sentar debaixo das árvores.
Endereço: 1-1 Osakajo, Chuo-ku, Osaka 540-0002, Osaka.
Castelo Himeji (Hyogo)
Com mais de 600 anos de história e com o título de castelo mais preservado do Japão, o castelo Himeji tem mais de 1.000 árvores de flores de cerejeira em seus jardins.
Na época das sakuras eles fazem eventos noturnos e um evento sakura matsuri no dia 4 de abril. É a segunda maior cidade em Hyogo e até o final do século 16 era considerado o maior castelo da Ásia.
Endereço: 68 Honmachi, Himeji City 670-0012, Hyogo.
Castelo Nijo-jo
O castelo em Kyoto tem mais de 300 árvores de flores de cerejeira de 50 espécies variadas nos jardins internos. Todos os anos ocorre um evento noturno para ver as árvores em construções históricas do castelo.
Em 2020 o evento acontece de 20 de março a 12 de abril.
Endereço: 541 Nijo-jo-cho, horikawa-nishi-iru, Nijo-jo-dori, Nakagyo-ku, Kyoto 604-8301.
Castelo Hirosaki
Construído pelo clã Tsugaru em 1600, esse castelo foi destruído 15 anos depois em batalha. Foi reconstruído nos próximos dois séculos.
O parque tem 2.600 árvores que foram plantadas desde 1903 e mais de 300 são centenárias. O matsuri do castelo acontece de abril a maio. É considerado um dos melhores pontos para ver as flores e local agradável para fazer hanami.
Além disso, as flores de cerejeira de Hirosaki tem muito mais botões entre 5 a 7. Tudo por conta da técnica de poda aplicada nas árvores de lá.
Um dos melhores pontos para ver as sakuras é da ponte Gejobashi. Já na área Honmaru é possível ver as flores com o Monte Iwaki ao fundo.
Ao lado oeste do parque dá para alugar um barco por 60 minutos a partir de 1.000 ienes e ter uma visão privilegiada.
Ainda há uma área em que as árvores formam um túnel em uma caminhada mais que agradável. Ao final da temporada o chão ganha um tapete de pétalas em um cenário mágico.
Endereço: 1 Shimoshirogane-cho, Hirosaki-shi, Aomori.
Leia também
- Sakura 2020: Veja a previsão das flores de cerejeira no Japão
- Quais são as variedades mais comuns das flores de cerejeira?
- Conheça os significados de cinco flores no Japão
Castelo Tsuruga
Construído a mando do lorde feudal Ashina Naomori, o castelo foi reconstruído diversas vezes em seus mais de 700 anos de história. Lá tem 1.000 árvores de flores de cerejeira com iluminações noturnas. Os eventos vão de abril até maio com atividades diversas.
Endereço: 1-1 Ote-machi, Aizuwakamatsu-shi, Fukushima.