Se você é um amante de gatos e se pergunta se o seu amigo felpudo se acha um deus, saiba que Kagoshima hospeda um santuário em homenagem aos pequenos felinos, o Nekogami Jinja.
Durante o período Sengoku, Shimadzu Yoshihiro, um grande general com vasta experiência que lutou em várias batalhas (incluindo a batalha de Sekigahara), todas com êxito, realizou um empreendimento militar na península coreana.
Em meados de 1590, o 17° líder do clã Shimadzu partiu de Kyushu para a Coreia com sua armada e tripulação.
Comitiva dos sete gatos
Junto com sua tripulação e soldados levou uma comitiva formada por sete gatos. Não há dúvidas do apreço que o general tinha pelos pequenos felinos, mas não foi por conta da companhia agradável que ele os levou.
Relógio felino
Sua comitiva de gatos funcionava para ele como um relógio. Cada gato indicava uma hora do dia com seus olhos. Esse método curioso permitiu que Shimadzu sincronizasse sua armada com precisão.
As pupilas dos gatos dilatavam de acordo com o curso do sol, os horários específicos marcados pelas pupilas dos relógios felinos do general eram 06:00hs, 08:00hs, 10:00hs, 14:00hs, 16:00 e 18:00.
Honras aos serviços prestados
Ao final da campanha de Shimadzu, além dos tripulantes sobreviventes, apenas dois gatos de sua comitiva voltaram para Kagoshima. Os outros morreram em meio aos violentos combates no país vizinho.
Para agradecer os esforços e os servidos prestados pelos seus leais companheiros felinos, Shimadzu construiu um pequeno santuário em 1602 em homenagem aos gatos.
O pequeno santuário Nekogami Jinja também é o túmulo dos dois gatos sobreviventes e presta homagens ao tempo, afinal, essa foi a tarefa dos gatos nessa expedição.
Toki no Kinebi
Um dos dias mais interessantes do Japão é o dia 10 de junho quando relojoeiros do país prestam homenagens aos dois gatos sobreviventes da campanha militar de Shimadzu.
Essa data é chamada de Toki no Kinebi, o Dia do Tempo realizado no santuário Nekogami Jinja. Amantes de gatos de todos os lugares vão prestar homenagens aos seus amigos felinos que morreram.
Leia também
- Descubra o motivo de não existir um ano do gato no zodíaco japonês
- Nyan Nyan Ji: templo em que todos os monges são gatos
- Gato da sorte: aprenda curiosidades sobre o Maneki Neko
Há muitas mensagens escritas nas ema (plaquetas de madeira) desejando felicidade aos gatos no pós-vida.
O Nekogami Jinja fica localizado dentro dos jardins Sengan-en, um belíssimo parque que ainda pertence à família Shimadzu.
Endereço
9700-1 Yoshinocho, Kagoshima, 892-0871
Horário de funcionamento: 08:30hs às 17:30hs