Nekogami Jinja: santuário shinto onde os gatos são kamis

Se você é um amante de gatos e se pergunta se o seu amigo felpudo se acha um deus, saiba que Kagoshima hospeda um santuário em homenagem aos pequenos felinos, o Nekogami Jinja.

Durante o período Sengoku, Shimadzu Yoshihiro, um grande general com vasta experiência que lutou em várias batalhas (incluindo a batalha de Sekigahara), todas com êxito, realizou um empreendimento militar na península coreana.

Em meados de 1590, o 17° líder do clã Shimadzu partiu de Kyushu para a Coreia com sua armada e tripulação.

Comitiva dos sete gatos

Junto com sua tripulação e soldados levou uma comitiva formada por sete gatos. Não há dúvidas do apreço que o general tinha pelos pequenos felinos, mas não foi por conta da companhia agradável que ele os levou.

Relógio felino

Pupilas de gatos

Sua comitiva de gatos funcionava para ele como um relógio. Cada gato indicava uma hora do dia com seus olhos. Esse método curioso permitiu que Shimadzu sincronizasse sua armada com precisão.

As pupilas dos gatos dilatavam de acordo com o curso do sol, os horários específicos marcados pelas pupilas dos relógios felinos do general eram 06:00hs, 08:00hs, 10:00hs, 14:00hs, 16:00 e 18:00.

Honras aos serviços prestados

Ao final da campanha de Shimadzu, além dos tripulantes sobreviventes, apenas dois gatos de sua comitiva voltaram para Kagoshima. Os outros morreram em meio aos violentos combates no país vizinho.

Para agradecer os esforços e os servidos prestados pelos seus leais companheiros felinos, Shimadzu construiu um pequeno santuário em 1602 em homenagem aos gatos.

Torii de entrada

monge

O pequeno santuário Nekogami Jinja também é o túmulo dos dois gatos sobreviventes e presta homagens ao tempo, afinal, essa foi a tarefa dos gatos nessa expedição.

Toki no Kinebi

Um dos dias mais interessantes do Japão é o dia 10 de junho quando relojoeiros do país prestam homenagens aos dois gatos sobreviventes da campanha militar de Shimadzu.

Essa data é chamada de Toki no Kinebi, o Dia do Tempo realizado no santuário Nekogami Jinja. Amantes de gatos de todos os lugares vão prestar homenagens aos seus amigos felinos que morreram.

Leia também

Há muitas mensagens escritas nas ema (plaquetas de madeira) desejando felicidade aos gatos no pós-vida.

O Nekogami Jinja fica localizado dentro dos jardins Sengan-en, um belíssimo parque que ainda pertence à família Shimadzu.

Jardim do Santuário

Endereço

9700-1 Yoshinocho, Kagoshima, 892-0871

Horário de funcionamento: 08:30hs às 17:30hs

Nekogami Jinja

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link