10 tecnologias para mostrar que o Japão já está vivendo no futuro

Apesar do lado tradicional e moderno coexistirem com harmonia, o Japão já está vivendo no futuro tecnológico. Confira!

1. Máquinas automatizadas de compra

Caixa automáticco Japão

Algumas máquinas e até lojas totalmente automatizadas já estão disponíveis. Não estamos falando das jidouhanbaikis.

A tendência é que a Inteligência Artificial fique cada mais presente assim que a rede 5G se tornar algo comum no Japão.

Então, será possível fazer compras automaticamente sem passar pelo caixa. O pagamento é processado virtualmente e de forma automática sem filas e burocracias. A exectativa é que todas as konbinis sejam automatizadas até 2025.

Além disso, já existem caixas self-service no Japão em que as pessoas passam suas compras de forma autônoma sem precisar de funcionários. A rede Aeon colocou 3.000 caixas em suas lojas.

2. Robôs

Robôs no Japão

No Japão já existe um hotel que tem como funcionários apenas robôs. O atendimento é feito pelas máquinas com a ajuda de aplicativos. Assim como existe um templo que tem um monge robô.

Essa é uma tendência que já pode ser vista na prática e tem muita gente com companhias robóticas em formas de animais de estimação e ajudantes. Nesse quesito, o Japão já está vivendo no futuro.

3. Extensões para o corpo biônicas

Exoesqueleto do futuro no Japão

Com a expectativa de que até 2025 o Japão tenha 40% da população idosa, o país já está no desenvolvimento de novas tecnologias que ajudem esse grupo para melhor a qualidade de vida.

Uma calda mecânica e suportes para usar no corpo já foram desenvolvidos para causar menos danos a coluna, aumentar força e mobilidade.

Além disso, exoesqueletos já estão sendo vendidos para quem precisa carregar peso, melhorar a mobilidade, entre outros.

4. Dinheiro virtual

Pagamentos virtuais futuro do Japão

O dinheiro virtual ainda é uma realidade distante, já que ainda existe tradição do dinheiro físico, mas isso logo vai mudar.

O maior banco do Japão já desenvolveu uma moeda própria e segundo o primeiro-ministro Shinzo Abe, até 2025 40% dos pagamentos serão feitos sem dinheiro físico.

5. Carros voadores

Carro voador

Ainda não podemos vê-los nas ruas, mas empresas japonesas já desenvolveram protótipos com incentivos do governo. Além disso, um plano para adaptar as vias do Japão para ter esses carros já está em andamento.

A expectativa é que o Japão teste um desses carros nas Olimpíadas Tokyo 2020 em um demonstrativo.

6. Computador mais rápido do mundo

Computador mais rápido do mundo

Atualmente o computador mais rápido do mundo é chinês, mas o Japão já tem um supercomputador quântico prontinho que só está esperando a rede 5G. Só falta isso para o Japão viver o futuro já.

7. Rede 5G e 6G

Rede 5G

Pois é, a rede 5G mal chegou e o governo japonês já lançou incentivos para empresas desenvolverem a rede 6G para lançar em 2030 com velocidade de 1 TB por segundo.

8. Agricultura sem solo

Agricultura sem terra do Japão

Um grupo de cientistas japoneses já desenvolveu tecnologia para cultivar alimentos sem solo. Isso quer dizer que a agricultura não dependerá mais de elementos da natureza e já existem plantações usando uma película em hidrogel.

9. Carros sem motorista

Carro autônomo

Carros sem motorista controlados por IA serão testados nas próximas Olimpíadas Tokyo 2020. Isso poderá causar menos acidentes e oferecer mais comodidade, já que será preciso apenas sentar, apertar o cinto, colocar o destino e aguardar. Enquanto isso, Toyota e Honda já investiram nessa tecnologia.

10. Banheiros autolimpantes

Panasonic Self Cleaning Toilet Japanese Commercial Japan CM 2017.03.26

Imagine nunca mais ter que limpar o banheiro? Esse tipo já pode ser visto na ilha dos gatos no Japão em um banheiro público. O vídeo abaixo mostra o funcionamento.

Assim como fabricantes já estão produzindo vasos sanitários autolimpantes como no vídeo do comercial da Panasonic acima.

The Toilet Review - Automatic Self Cleaning Toilet Seat

Leia também

E então? O Japão já está vivendo no futuro?

Futuro tecnológico do Japão

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link