Origami é uma arte japonesa que envolve criar formas com dobraduras. Tem vários níveis de dificuldades e um ótimo passa tempo e terapia. Na cultura japonesa tem significado especial. Confira curiosidades.
Onde surgiu
Sua história é secular no Japão e é considerado tão antigo quanto a criação do papel. Chegou ao país por volta do século 6.
Já o papel era um item de luxo e era usado apenas pela elite. Os origamis de borboleta eram usados em celebrações do shinto.
No perído Edo a produção do papel o tornou acessível para a população e o origami como conhecemos já existia. As técnicas passavam de pessoa para pessoa e o primeiro livro surgiu ao final do século 18.
Tipos
Existem várias técnicas desde as mais simples até as complexas. Tem os origamis realistas baseados em animais e objetos e os que pegam apenas sua essência.
Existe até os modulares que envolvem pegar várias camadas de papel e são os mais difíceis, pois ganham tridimensionalidade. Um dos estilos mais complexos envolvem usar água ou cola para juntar os papeis dobrados.
Origem do nome
Dois kanjis formam o origami. O verbo ori (dobrar) e kami (papel) 折紙. Portanto, no começo era chamado de orikata.
Tipo de papel
Diferentes tipos de papeis podem ser usados. O mais popular tem gramatura mais fina e podem ser lisos, coloridos, com padronagens e até os espelhados e tridimensionais.
O papel washi é o tipo mais delicado e ficam ótimos para fazer origami. No Japão, ganham nomes como Chiyogami (papel brilhante e estampado), Aizoma (papel tingido), Shinwazome (papel estampado em relevo) e Unryu (papel de dragão decorado com redemoinhos).
Eles têm 15 cm em média e o tamanho mais usado.
Artistas famosos
Tomoko Fuse é uma das artistas mais conhecidss por fazer origamis modulares. Já o francês Eric Joisel é especializado em uma técnica que usa papel molhado e Satoshi Kamiya faz elaborados dragões e outros origamis inspirados na natureza, manga e mitologia.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=64&v=3bY6Yx2HEkc&feature=emb_logo
Já Toshikazu Kawasaki é bem conhecido no meio e Akira Yoshizawa é pioneiro e inventor de técnicas. Ele criou 50.000 modelos. Infelizmente o mestre faleceu em 2005 com 94 anos.

Sem limites para a imaginação
Dá para criar caixas, esculturas, lâmpadas, joias, móveis, bolsas, objetos de decoração e até usar na moda para fazer roupas. Com o origami é possível fazer o que quiser se usar a técnica correta.
Menor origami tsuru
O menor origami tsuru é do artista Mr Naito. Seu trabalho foi progressivo e a cada vez diminuia o tamanho. O último estágio tinha 0.1 x 0.1 mm. Ele usou um microscópio e ferramentas especiais para conseguir dobrar.
1.000 origamis de tsuru
No Japão, acredita-se que ao fazer 1.000 tsurus você terá direito a um desejo. O origami de tsuru, uma ave sagrada significa longevidade e paz.