Hotojima: conheça a pequena e charmosa Nápoles japonesa

Uma das coisas mais interessantes sobre a natureza do arquipélago japonês são suas milhares de ilhas (6.852 ilhas). Hotojima se destaca por sua semelhança com a cidade de Nápoles e é pouco conhecido pelos turistas.

Se comparadas em tamanho e população, Hotojima seria como uma maquete perto da famosa comuna ao sul da Itália.

Existem semelhanças inegáveis entre a pequena ilha japonesa localizada na prefeitura de Oita e Nápoles, mas há diferenças fundamentais também.

Confira mais detalhes sobre essa remota ilha japonesa – que é um dos 100 Patrimônios Históricos e Culturais da Indústria da Pesca do Japão.

Principais diferenças

Mirante

A pequena ilha de Hotojima é o lar de menos de mil pessoas, cerca de 700 residentes vivem lá. Já Nápoles têm quase um milhão de habitantes.

Porém, a dirença mais significativa entre as duas cidades é o fato de Nápoles ser um dos mais populares destinos do mundo.

Por sua vez, a remota ilha ao sul de Kyushu ainda não apareceu no radar dos turistas. Além disso, Hotojima não costuma ser um destino dos próprios japoneses.

Isso faz de Hotojima um paraíso “perdido” e isolado do caos das principais cidades turísticas do Japão.

Principais semelhanças

O único transporte possível para chegar a Hotojima é o fluvial, uma viagem de aproximadamente 25 minutos do porto da cidade de Tsukumi por um preço de JP¥ 880,00 (R$ 36,66*).

Porém, a semelhança entre as Hotojima e Nápoles está justamente no porto e nas construções feitas na encosta da montanha.

Aqueles que já fizeram um cruzeiro que passou por esse porto italiano, com certeza, sentirá uma certa nostalgia ao visitar a Nápoles japonesa.

Ilha de Hotojima

porto de Hotojima

Com apenas 860 m², os poucos habitantes da ilha vivem essencialmente da pesca. Embora o auge da pesca de atum tenha passado, o setor ainda é vital para a vida dos locais.

O próprio dialeto das pessoas de lá é diferente do restante da prefeitura de Oita. Além disso, são considerados como pessoas fortes e resilientes.

Moradores em festival

Há poucos carros já que a ilha não chega a ter 1 km² e os locais fazem todos os seus trajetos a pé.

Como o espaço é extremamente limitado, caminhar pelas ruas e becos estreitos de Hotojima é algo bem parecido como andar em um labirinto.

Ruas de Hotojima

É um lugar intimista que tem como tradição receber e tratar muito bem seus visitantes. O único restaurante é especializado em atum, porém, é necessário fazer uma reserva com dois dias de antecedência.

Leia também

Embora seja uma pequena ilha dentre milhares existentes no arquipélago japonês, Hotojima passa uma sensação de ser maior do que aparenta com seu charme e vale a pena colocar em seu itinerário de locais não óbvios do Japão.

*Valor convertido no dia 01/03/2020.

Hotojima

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link