Ofuro: ritual de sustentabilidade, consideração e união

O ofuro é uma espécie de banheira japonesa, mas bem diferente da que estamos acostumados. Menor e com propósitos de relaxamento, saiba mais!

Ritual do ofuro

Mulher imersa no banho de ofuro

O banho japonês não é tão simples como o nosso. É uma espécie de ritual com algumas regrinhas básicas. Os banheiros funcionais do Japão tem uma área para lavar e limpar bem o corpo primeiro. Geralmente a privada fica em uma área separada.

Banheiro japonês

Economia de água

Para relaxar os japoneses depois de limpos se dão ao direito de mergulhar no ofurô em água quentinha. A temperatura da água é morna apenas e nunca quente demais.

Geralmente o ofurô é compartilhado pela família toda já que se deve entrar na água com o corpo bem limpo (inclusive sem suor). Dessa forma, eles economizam água.

Reutilização

Máquina de lavar do banheiro japonês

Alem disso, essa água pode ser reaproveitada na máquina de lavar para limpar as roupas também. Um ciclo sustentável. A máquina de lavar fica próxima ao banheiro por esse motivo.

União

O Japão é um país que sofre com desastres naturais e dá valor aos seus recursos naturais. Além disso, tem um significado mais profundo de compartilhamento, união e acolhimento dividido apenas em família. Portanto, não é apenas um banho e higiene como no ocidente.

Consideração

Já que o ofuro é dividido espera-se que os cabelos fiquem presos e tenha a consideração de não deixar fios boiando na água, já que a imersão deve ser apenas do corpo. Depois, fecha-se o ofuro com a tampa móvel para deixar a água limpa e quentinha para o próximo.

Tamanho pequeno

Tamanho do ofuro

As casas e apartamentos tem banheiros pequenos, mas funcionais e por isso o ofuro é pequeno. Não é adequado para ficar deitado, mas sentado e relaxar apenas por alguns instantes.

Claro, existem modelos maiores, mas o padrão é alto e fundo. No entanto, é menor do que as banheiras ocidentais.

Comodidade e segurança

O ofuro tem controle de temperatura para deixar a água quentinha e um painel para controle fica instalado na cozinha também.

Além disso, o painel tem um alto falante para que a pessoa possa pedir ajuda caso a pressão caia ou aconteça alguma coisa.

Limpeza

Chuveirinho

A última pessoa a tomar banho e relaxar no ofuro fica responsável pela limpeza. Por isso, o chuveiro é móvel como se fosse uma ducha de cabo longo. Ela pode ser utilizada para lavar o ofuro.

Em uma família japonesa quem toma banho primeiro é o pai em um sistema de respeito. Depois, o resto.

Leia também

Ofuro

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link