Como o Brasil é representado nos animes do Japão? Veja exemplos!

O Brasil é representado nos animes com uma visão peculiar. Obviamente que você já deve ter visto em algum momento uma representação do Brasil por algum estrangeiro.

Normalmente, essas representações envolvem muitas referências ao futebol e ao samba. E no Japão? Como será que é a visão deles sobre o brasileiro? Será que possui algumas diferenças?

Assim, mate aqui a sua curiosidade e veja como os japoneses entendem como são, ou devem ser, os brasileiros.

Como o Brasil representado nos animes de maneira geral?

Antes de apresentar alguns animes específicos, vale ressaltar que há uma visão geral dos japoneses sobre o Brasil.

Normalmente, sempre destacam que o brasileiro é muito feliz, comunicativo e solicito. Em relação à cultura, apreciam muito as festas relacionadas ao samba.

Nos esportes, o maior destaque é o futebol, assim como para boa parte do mundo. Entretanto, vale ressaltar que os japoneses também apreciam muito o Ayrton Senna, piloto de fórmula 1 que morreu enquanto corria.

1. Supercampeões

Esse anime foi muito famoso no Brasil, afinal de contas, falava de um tema que muitos realmente adoram: futebol.

Assim, uma das imagens iniciais do anime é contar a história de um brasileiro que teve sua carreira interrompida por problemas de visão. Ele será um grande instrutor de Tsubasa, o personagem principal da trama.

No anime, o Brasil é retratado como um país pobre, em que o futebol apareceu como uma oportunidade para o amigo de Tsubasa.


Leia também


2. Pokémon

Sim, no Pokémon há uma referência ao Brasil! E nele podemos ver um pouco de outra característica do país que os japoneses adoram: a Floresta Amazônica.

Nos primeiros episódios da saga é revelado que o Pokémon Mew foi localizado na floresta Amazônica. E, a partir de sua genética foi possível fazer o Mewtwo em experiências de laboratório.

3. Michiko to Hatchin

Esse é um anime dedicado exclusivamente ao Brasil, apesar de não fazer uma referência direta. O que se observa é que os cenários foram feitos com muito cuidado.

A preocupação em fazer um anime fidedigno ao Brasil, fez com que até mesmo as placas de ruas fossem escritas em português.

Assim, para fazer esse anime, os criadores visitaram as cidades do Rio de Janeiro, Recife e Olinda.

A partir disso, as paisagens normalmente são de locais pobres. Ou seja, uma das imagens que se tem do Brasil também é a de um país em que muitas coisas ainda precisam de melhorias.

4. Cowboy Bebop

O Brasil é representado nos animes normalmente por suas paisagens, violência, samba e futebol. Porém, neste anime ele faz uma outra referência ao país, pela música.

Entre os personagens estão Antônio, Carlos e Jobim, ou seja, uma referência à Bossa Nova brasileira de Tom Jobim.

Logo, este anime tão famoso no Brasil, também traz uma bela homenagem à música produzida no país.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link