5 fatos sobre Oda Nobunaga, o primeiro unificador do Japão

Oda Nobunaga, juntamente com Toyotomi Hideyoshi e Ieyasu Tokugawa são considerados os três unificadores do Japão, uma vez que no período Sengoku (1467-1603) o poder encontrava-se fragmentado entre mais de duzentos senhores feudais (daimiôs).

Existe um famoso poema japonês que mostra a diferença de personalidade entre os três unificadores:

Um monge pergunta aos três líderes o que cada um faria se um pássaro não cantasse.

Oda Nobunaga disse: “Eu vou matá-lo se não cantar”

Toyotomi Hideyoshi: “Eu vou fazê-lo cantar”

Ieyasu Tokugawa: “Vou esperar até que ele cante”

 

Oda Nobunaga nasceu na província de Owari (atualmente província de Aichi) em 1534 e morreu em 1582 em Kyoto em uma emboscada, sendo obrigado a cometer seppuku (para saber mais, leia o artigo Incidente em Honno-ji em “Leia Também”). Conheça cinco fatos sobre este famoso senhor feudal:

Lutou contra seu tio

Após a morte de seu pai, lorde de Owari, em 1551, seu tio Nobutomo proclamou-se líder da província. Nobunaga, com auxílio do seu outro tio, Nobumitsu, atacou o castelo de Kiyosu em 1555 assasinando Nobutomo e tomando para si o controle de Owari.

Foi o primeiro a utilizar armas de fogo em batalhas

Embora as armas de fogo tenham sido introduzidas no Japão pelos portugueses em 1543, Nobunaga foi o primeiro a utilizar mosquetes na Batalha de Nagashino em 1575.

Batalha de Nagashino

Lutou contra monges e ninjas

Nobunaga ordenou a perseguição e a execução de muitos monges budistas e a destruição de seu templos para suprimir a influência religiosa e política que o budismo possuía na época, uma ameaça à seu poder.

Um exemplo foi o ataque ao Templo budista Enryakuji (Shiga) em 1571. O templo foi incendiado e destruído sendo que cerca de vinte mil monges foram mortos no ataque.

Também atacou e conquistou a província de Iga em 1581, que era defendida por ninjas e outros guerreiros. Seu filho Oda Nobukatsu também tentou invadir Iga em 1579, porém sem sucesso (as duas batalhas foram chamadas de Guerra Tenshō Iga).

Concedeu o título de samurai a Yasuke, o primeiro samurai estrangeiro

Yasuke (provavelmente de origem moçambicana) chegou no Japão em 1579, atuando como assistente do jesuíta italiano Alessandro Valignano, sendo nomeado samurai por Nobunaga em 1581 (para maiores detalhes, leia o artigo Yasuke: conheça a história do primeiro e único samurai africano do Japão em “Leia Também”).

A história de Yasuke virará filme em breve e o mesmo será interpretado pelo ator Chadwick Boseman, famoso pelo papel de Pantera Negra, herói da Marvel.

Ilustração de Yasuke em livro infantil japonês


LEIA TAMBÉM


Foi um patrono das artes

Apesar da sua reputação violenta, o daimiô colecionava utensílios de chá e incentivou a arte da cerimônia do chá no Japão ao dar utensílios para outros senhores feudais de presente. Também era um grande apreciador de Teatro Noh (para saber mais sobre o teatro leia o artigo Noh: uma introdução ao mágico teatro japonês em “Leia Também).

Para quem gosta de história, uma dica de passeio é ir ao Parque Temático Histórico Ise Azuchi Momoyama Bunkamura que possui uma réplica do Castelo Azuchi, castelo construído por Nobunaga em 1579 na província de Omi (atual província de Shiga) e um museu dedicado à Oda Nobunaga.

 

Castelo Azuchi

 

Parque Temático Ise Azuchi Momoyama Bunkamura

Endereço: 1201-1-1, Futamicho Mitsu, Ise, Mie

 

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link